Acessibilidade

O Instituto Metrópole Digital trabalha na implantação de um Parque Tecnológico em Natal

01

Por: Vinicius Castro e Cione Cruz (ASCOM/IMD)

Centrado no conceito de parque urbano, o Parque Tecnológico Metrópole Digital, que será implantado no entorno do Campus Central da UFRN, é o maior objetivo do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A proposta do parque é uma iniciativa do IMD, cuja missão é fomentar a criação de um polo de desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI) no estado do Rio Grande do Norte, considerando que a TI é estratégica para a inovação e o desenvolvimento econômico e social do país.

03

O Parque Tecnológico é um projeto que envolve a academia, por meio do IMD/UFRN, e também os setores públicos e privados, ao estabelecer parcerias com a Prefeitura do Natal, o SEBRAE e outras instituições que estão sendo convidadas a se integrarem ao projeto.

A implantação desse Parque possibilitará a criação de novas empresas através da geração do conhecimento dos pesquisadores da UFRN e de instituições que se instalem no parque em busca de desenvolvimento tecnológico, econômico e social. Consiste em um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos de base tecnológica e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, estimulando a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas. O IMD dispõe de infraestrutura física e humana e acumulou experiência capaz de garantir as condições propícias para viabilizar plenamente esse empreendimento.

IMD: inovação, inclusão e empreendedorismo

01_imagem (1)Criado em 2009, através de projeto de autoria do deputado federal Rogério Marinho e institucionalizado em 2011, o Instituto Metrópole Digital transformou-se em polo de tecnologia, inovação e inclusão digital, buscando sempre incentivar a cultura do empreendedorismo.

Funcionando em três unidades físicas – Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT), Núcleo de Pesquisas e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI) e o núcleo de bioinformática – o Metrópole Digital, desenvolve ações concretas de inclusão digital voltadas para as escolas públicas da Grande Natal, através da Rede Giga Metrópole, com o objetivo de criar uma rede óptica de 450 Km, conectando escolas estaduais e municipais da região metropolitana.

Além dos cursos técnicos, o IMD oferece a graduação através do seu Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), um curso de graduação interdisciplinar ofertado a partir de 2013, que atualmente conta com mais de 800 alunos. Em 2017 serão oferecidas 300 vagas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, com disponibilidade nas oito ênfases ofertadas pelo IMD: Bioinformática, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Informática Educacional, Produção de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Sistemas de Informação de Gestão e Sistemas Embarcados.

A pós-graduação em TI se consolida e o IMD, que já oferece o Mestrado Profissional em Engenharia de Software, o mestrado acadêmico e o doutorado em Bioinformática, comemora a aprovação do Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais, que começa a funcionar no primeiro semestre de 2017. Oferta, ainda, as especializações em Dispositivos Móveis, Big Data e uma residência em engenharia de software.

Talento Metrópole

talento

Na busca pela inclusão, o programa Talento Metrópole, um programa educacional inovador para jovens com Altas Habilidades (AH), ou SuperDotados (SD), também se destaca. A cada semestre é realizado um processo seletivo com candidatos de escolas públicas e privadas, que participam de um curso de inverno e após diversas atividades e criteriosa triagem com psicólogos e professores do IMD, o aluno selecionado apresenta seu plano semestral de atividades que pode conter: componentes curriculares da UFRN nos níveis de graduação e pós-graduação, oficinas e temas de estudo, de acordo com os interesses individuais de cada estudante. Nos dois últimos anos (2015 e 2016) foram mais de 600 jovens inscritos, e destes, 20 foram aprovados em todo o processo de identificação dos alunos com Altas Habilidades.

02_img

02