Acessibilidade

IMD organiza evento sobre Smart Cities para o próximo mês de agosto

smartcities-summer-school-2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) realiza, em parceria com a IEEE Smart Cities Initiative, o evento IEEE International Summer School on Smart Cities (IEEE S3C), a ocorrer durante o mês de agosto. O evento se propõe a ser a primeira edição mundial de uma série, cujo objetivo é promover um fórum valioso para troca de conhecimento entre indústria, comunidade científica e prefeituras, em todos os campos de Cidades Inteligentes, a fim de beneficiar estudantes, pesquisadores e profissionais.

O prazo para chamada de trabalhos está aberto até o dia 7 de maio. No dia 15 de junho, serão notificados os trabalhos aceitos, cuja versão final deverá ser apresentada no dia primeiro de julho.

Segundo os organizadores, na “Programação da IEEE S3C 2017 será orientada a resolução de desafios comumente observados nas grandes cidades. Ou seja, desafios serão apresentados aos participantes no primeiro dia do evento. Com a ajuda de um Coach de renome internacional, os participantes irão propor soluções com base nas diversas tecnologias e técnicas apresentadas pelos palestrantes nacionais e internacionais durante toda a programação do evento. Ao final, as melhores soluções serão premiadas”.

A programação da IEEE S3C 2017 abordará vários tópicos interessantes, dentre os quais estão inclusos: dados abertos, ontologias, taxonomias e integração de dados; análise de dados (mineração de dados, visualização de dados, big data, fluxos de dados etc.); mobilidade inteligente; smart grid; simulação social e questões sociais; ecosssistemas e metodologias de inovação para Cidades Inteligentes; métricas e benchmarks; Internet das Coisas (IoT) e plataformas para Cidades Inteligentes; engajamento cívico (governo, saúde, esportes, etc.); padrões para Cidades Inteligentes; e empreendedorismo e novos modelos de negócio.

Os autores deverão submeter artigos originais, projetos em andamento e resultados de estudos de caso em todas as áreas de interesse em Cidades Inteligentes. Os artigos completos devem ser formatados seguindo o modelo IEEE duas colunas, tendo no máximo 6 páginas e sendo escritos em inglês. As contribuições devem ser submetidas utilizando o sistema de submissão on-line disponível na plataforma EasyChair. Artigos aceitos para o Programa Técnico da IEEE S3C 2017 serão incluídos nos anais a serem publicados pela IEEE e disponibilizados através da biblioteca digital IEEEXplore.

Palestrantes convidados

Entre os palestrantes convidados, estão Aaron Deacon, diretor-gerente da KC Digital Drive, uma startup sem fins lucrativos que apoia projetos em tecnologia focados na prosperidade econômica e melhoria da qualidade de vida de cidadãos em Kansas City (EUA); Amro M. Farid, professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), com experiência na aplicação de tecnologias de controle, automação e informação a sistemas inteligentes de energia; Derrick de Kerckhove, ex-diretor do McLuhan Program in Culture & Technology na University of Toronto (Canadá), onde ele é professor emérito do Departamento de Francês; Kiev Gama, Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França) em 2011, sendo atualmente professor adjunto no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES); Mara Balestrini, que lidera o laboratório de pesquisa da Ideas for Change, uma think tank, e gerente de projeto no Fab Lab Barcelona, onde coordena o Making Sense; Nelson L. S. da Fonseca, Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA) e professor titular no Instituto de Computação da Universidade de Campinas (SP); Rosaldo J. F. Rossetti, pesquisador sênior e membro do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores e professor adjunto do Departamento de Engenharia Informática na Universidade do Porto, Portugal; e Thais Vasconcelos Batista, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

 

 

O evento será realizado de 6 a 11 de agosto, no IMD/UFRN, sob a coordenação geral dos professores Nélio Cacho e Thaís Batista (UFRN). A organização local está a cargo do professor Frederico Lopes (IMD/UFRN).

Para informações mais detalhadas, acesse o site: http://s3c.imd.ufrn.br/pt-br .

 

Vídeo Institucional