Acessibilidade

Cursos Técnicos

 

OS CURSOS TÉCNICOS EM TI

O desenvolvimento e o crescimento econômico do estado nos setores industrial, de comércio e de serviços implicam diretamente no aumento dos investimentos em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). O aumento da competitividade, a busca de maior eficiência e redução de custos de produção e de comercialização passa necessariamente pela maior utilização dos recursos da informática. Equipamentos, programas de computador, redes e acesso à Internet são recursos imprescindíveis para as organizações destes setores. Pessoal qualificado para projetar, implantar e manter esses recursos será cada vez mais necessário. Paradoxalmente, é comum vermos depoimentos na imprensa, tanto da iniciativa privada quanto de organismos estatais, que relatam vagas de trabalho ociosas pela inexistência de profissionais qualificados para ocupá-las, principalmente pessoal com domínio apropriado dos saberes relacionados às TIC.

Os cursos técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) são voltados à formação de jovens com potencial talento em informática, visando à qualificação profissional para a área de Tecnologia da Informação (TI), por meio de metodologia específica e oferta das seguintes ênfases na modalidade semipresencial:

O Curso Técnico em TI de Informática para Internet capacita o estudante para os seguintes desafios:

  • Desenvolvimento de programas de computador para internet e dispositivos móveis;
  • Criação de interfaces e aplicativos de comércio e marketing eletrônico;
  • Desenvolvimento e manutenção de sites e portais na Internet e na Intranet.

Achou interessante, mas prefere analisar melhor as opções? Não perca a chance de conhecer os demais cursos técnicos do IMD! O Instituto oferece mais quatro ênfases e um sistema de ensino diferenciado que lhe permite experimentar as demais áreas, até que você encontre a melhor forma de desenvolver seu potencial.

O Curso Técnico em Automação Industrial do IMD tornará o estudante apto para aplicar soluções criativas em:

  • Programação de computadores;
  • Atuação no projeto, execução, instrumentação e instalação de Sistema de controle e automação;
  • Manutenção, medições e testes em equipamentos;
  • Programação, operação e manutenção de sistemas automatizados.

Gostou da ideia, mas ainda não tem certeza se quer desenvolver? Conheça os demais cursos técnicos! O IMD oferece mais quatro ênfases e um sistema de ensino diferenciado que lhe permite experimentar as demais áreas, até que você encontre a melhor forma de desenvolver o seu potencial.

O Curso Técnico em TI de Eletrônica do IMD possibilitará a sua inserção no mercado de trabalho. Ao final do curso, você estará qualificado nas áreas de:

  • Programação de computadores;
  • Desenvolvimento de projetos e execução da instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos;
  • Medições e testes com equipamentos eletrônicos;
  • Controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Gostou da proposta? Quer saber mais? Volte a página e conheça as demais ênfases. O IMD tem um sistema de ensino diferenciado que lhe permite experimentar as demais áreas, até que você encontre a melhor forma de encontrar o seu lugar no mercado.

Com o Curso Técnico em TI de Redes de Computadores do IMD, o estudante poderá atuar no mercado de trabalho com as seguintes habilidades:

  • Programação de computadores;
  • Instalação e configuração de equipamentos de redes;
  • Preparação, instalação e manutenção dos cabeamentos de redes;
  • Diagnóstico e correção de falhas;
  • Configuração de acessos de usuários em rede;
  • Implementação de recursos de segurança.

Gostou da proposta? Quer saber mais? Volte a página e conheça as demais ênfases. O IMD tem um sistema de ensino diferenciado que lhe permite experimentar as demais áreas e, assim, descobrir o seu lugar no mercado de trabalho.

Com o Curso Técnico em TI de Programação de Jogos Digitais do IMD, o estudante tem a chance de inovar o Mercado local, adquirindo os seguintes conhecimentos:

  • – Visão geral do processo de desenvolvimento;
  • – Programação utilizando motores de jogos;
  • – Criação de personagens, narrativas e cenários;
  • – Modelagem de objetos gráficos.

Se interessou pela área e quer saber mais? Conheça os demais cursos técnicos do IMD. Aqui o aluno conta com um sistema de ensino diferenciado que lhe permite experimentar as demais ênfases durante o curso, enquanto define o seu perfil no mercado de trabalho.


Os cursos possibilitam atuar na criação de sistemas para internet, montagem e manutenção de redes de computadores, instalação, manutenção e implementação de sistemas eletrônicos, dimensionamento, instalação e manutenção de sistemas de automação industrial, contemplando a preparação de um profissional cidadão que, além do domínio de competências técnicas, valorize uma atuação ética e com responsabilidade social.

 

VAGAS, TURNOS E FORMAS DE INGRESSO

São 1.680 vagas no processo seletivo para ingresso em 2016 distribuídas em quatro polos no Rio Grande do Norte:

  • UFRN Campus Central (1.200 vagas)
  • UFRN Caicó (160 vagas)
  • UFERSA Mossoró (200 vagas)
  • UFERSA Angicos (120 vagas)

Os interessados devem participar do processo seletivo anual organizado pela COMPERVE. Acesse <www.comperve.ufrn.br> para mais informações.

Em cumprimento à sua função social e à democratização do acesso aos cursos técnicos de nível médio, é reservado um mínimo de 70% das vagas para alunos procedentes de escolas públicas.

 

ESTRUTURA DOS CURSOS

Grau
Técnico em Nível Médio (concomitante)

Duração de até 3 anos

Turnos
Matutino, vespertino e noturno

Vagas e Inscrições
1.680 vagas
no processo seletivo para ingresso em 2016
(70% para alunos que concluíram o ensino fundamental na rede pública de ensino)

As inscrições para a oferta 2016 ocorrem de 24 de agosto a 21 de setembro de 2015, no sítio da Comperve <www.comperve.ufrn.br>

O MODELO DOS CURSOS TÉCNICOS DO IMD

Modalidades de ensino: a distância e presencial

Nas disciplinas oferecidas na modalidade de ensino a distância, o aluno será acompanhado através de um ambiente virtual. Para realizar a leitura do material e as atividades orientadas pelos tutores, o aluno deverá usar qualquer computador, além dos que são disponibilizados pela UFRN, cuja localização será divulgada através do ambiente virtual.

As aulas presenciais são ofertadas nos polos do IMD. O horário semanal será feito pelo aluno. Logo, ele tem a flexibilidade de organizar seu horário de aulas e tarefas conforme o assunto da semana. Para que seja cumprido o cronograma semanal de aulas e atividades, é importante que o aluno esteja atento ao ambiente virtual e ao cronograma semanal de atividades das disciplinas.

Todas as disciplinas do módulo básico serão oferecidas na modalidade de ensino a distância, enquanto no módulo avançado algumas disciplinas serão oferecidas na modalidade ensino a distância e outras na modalidade de ensino presencial.

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS

Por que um curso técnico em Tecnologia da Informação?

Atualmente, a área de TI é bastante valorizada e a procura por profissionais é maior que a sua oferta, por isso aqueles que são qualificados se tornam bem-sucedidos no mercado. Os cursos técnicos do IMD contribuem para o avanço da área de tecnologia da informação da UFRN, fomentando a formação de forma qualificada e o interesse dos alunos nessa área, proporcionando, assim, novas oportunidades de qualificação profissional. Se você quer trabalhar com TI, os cursos técnicos do IMD são excelentes iniciativas para esse percurso.

O mercado de trabalho

As oportunidades para os profissionais de TI estão entre as que mais crescem no mercado nacional e global. A diversidade de opções de formação que a UFRN oferece a partir dos cursos técnicos do IMD e do Bacharelado em TI permite ao aluno atuar em empresas locais e multinacionais em diversos cargos e funções.

O perfil profissional

O profissional de TI poderá definir seu próprio perfil de acordo com as suas aptidões, interesses e oportunidades da área.

O perfil do estudante

Espera-se do aluno dos cursos técnicos do IMD o interesse pelas tecnologias em geral e aplicação delas na solução de problemas a pessoas e organizações. É importante o conhecimento e entendimento do funcionamento das variadas tecnologias – computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, Internet, Web e outras – e saber aplicá-las na construção de sistemas computacionais. Curiosidade, criatividade e capacidade de abstração são habilidades a serem desenvolvidas no curso, pois o aluno é sempre movido por desafios e o interesse em aprender é fundamental.

Módulo Integrador

Página da Empresa

Os cursos técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) são voltados à formação de jovens com talento em informática, visando à qualificação profissional para a área de Tecnologia da Informação (TI), por meio de metodologia específica e oferta das seguintes ênfases na modalidade semipresencial (ETEC) e presencial (PRONATEC).

Página do Aluno

O módulo integrador visa ofertar ao aluno a oportunidade de praticar o conteúdo aprendido durante os módulos básico, intermediário e avançado através de um conjunto amplo de atividades de integração. Este módulo tem uma carga horária de 400 horas, as quais serão concluídas na forma de atividades integradoras. Ou seja, no módulo integrador não serão atribuídas notas. A conclusão do módulo se dará através da conclusão da carga horária, 400 horas, nas atividades listadas nesta página.

Projeto Político Pedagógico

Vídeo Institucional