Acessibilidade

Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Informações básicas

Denominação: Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Objetivo: Tendo como base a crescente demanda por soluções envolvendo os dispositivos móveis, este curso de pós-graduação, na forma de especialização, tem como objetivo abordar as técnicas, tecnologias e fundamentos envolvendo o desenvolvimento de soluções de software para dispositivos móveis.

Público Alvo:

  • Recém-formados em cursos de Computação ou afins
  • Profissionais da área de Desenvolvimento de Software
  • Empreendedores e profissionais liberais em TI

 

Perfil do egresso: Como o curso terá um caráter muito prático, voltado para o desenvolvimento de soluções envolvendo dispositivos móveis, ele proverá uma formação especializada que permitirá aos egressos ter um amplo conhecimento das técnicas, tecnologias e fundamentos abarcando soluções para dispositivos móveis nas principais plataformas atuais.

Duração: 15 meses com carga horária total de 360h, com encontros quinzenais durante as sextas-feiras à tarde e aos sábados pela manhã e tarde.

As aulas ocorrerão nas sextas-feiras (das 16h às 22h) e nos sábados (das 08h às 12h e 13h às 18h), preferencialmente a cada duas semanas.

 

Local das aulas e Infraestrutura: Todas as aulas do curso serão realizadas no CIVT, novo prédio do IMD, que possui ao todo 8.000 m2 de área construída. Além disso, o prédio conta com diversos laboratórios de ensino, salas de aulas, auditórios e salas de reuniões.

Disciplinas do curso

  • Introdução a computação Móvel e Ubíqua
  • Desenvolvimento para Dispositivos Móveis I (Android)
  • Design e Usabilidade em Aplicações Móveis
  • Desenvolvimento de Serviços Web
  • Desenvolvimento para Dispositivos Móveis II (Android Avançado)
  • Redes Móveis
  • Desenvolvimento para Dispositivos Móveis III (Windows Phone)
  • Comunicação sem fio
  • Desenvolvimento para Dispositivos Móveis IV (iOS)
  • Desenvolvimento para Dispositivos Móveis V (HTML5 e tecnologias híbridas)
  • Jogos para Dispositivos Móveis
  • Tópicos Avançados em Computação Móvel I
  • Tópicos Avançados em Computação Móvel II

 

Corpo Docente

Todos os docentes do curso são professores da UFRN, especialistas em diferentes tópicos relacionados à computação móvel, e com larga experiência prática e envolvimento com a indústria.

O Professor Allan é lotado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN e tem experiência na produção de aplicativos para iOS sendo desenvolvedor Apple desde 2011. Executou projetos de extensão na produção de aplicativos e possui 9 aplicativos disponíveis na Apple Store totalizando mais 60 mil downloads em diversos países. Aplicativos como “Os Porques de Luisa” e “Patho Counter” receberam matérias exclusivas em jornais e TV.
O Professor Alyson é lotado no Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN e tem experiência no desenvolvimento de aplicativos Android e iOS, com aplicações publicadas. Pesquisador com interesse em jogos, computação móvel, Realidade Virtual e Interação Natural. Desde Julho de 2014 atua como Professor EBTT na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Professor Augusto é lotado no Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da UFRN. Obteve seu doutorado na Universidade de Coimbra (UC), Portugal, no Departamento de Engenharia Informática (DEI) em Outubro de 2008. É coordenador de projetos de pesquisa, e coparticipante em diversos outros, financiados por agências de fomento nacionais e internacionais. É membro do IT-Aveiro e atua nos programas de pós graduação da UFG, UFC e UFRN orientando trabalhos de mestrado e doutorado. Seus interesses em pesquisa incluem: Ambientes Inteligentes (Smart Grid, M2M, IoT, etc.); Redes de Próxima Geração e Internet do Futuro; Dependabilidade em Redes; entre outros.
O professor Carlos Eduardo é lotado no Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. É PhD em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury (2011), onde também realizou pós-doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas auto-adaptativos, workflows e geração dinâmica de processos, reconfiguração arquitetural de software e testes de integração. Também tem interesse nos tópicos de segurança da informação, computação em nuvem e gerência de processos de negócio.
O professor Charles possui doutorado (2007) e pós-doutorado (2008) em Informatique pela Université Paris 6. De 2008 a 2012 foi Engenheiro de P&D na MASA Group (França), atuando no desenvolvimento de sistemas inteligentes para as áreas de defesa e segurança (simulação militar e gestão de crises). Desde 2012 tem participado ativamente da criação de diversos cursos na área de jogos digitais no Instituto Metrópole Digital, além de motivar bastante o empreendedorismo na UFRN. Faz parte da diretoria executiva da incubadora Inova Metrópole. Tem atuado principalmente nos temas dos Jogos Digitais, Jogos Sérios, Gamificação, Agentes Inteligentes, Aprendizado de Máquina, Sistemas Multiagentes, Mineração de Dados e Empreendedorismo.
O professor Diego é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Detecção de Falhas, Filtro de Kalman, Identificação Paramétrica.
O professor Frederico Lopes é doutor em Ciências da Computação pela UFRN desde 2011, tendo como áreas de interesse Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software. Frederico tem atuado em projetos a nível nacional principalmente relacionados a Computação Ubíqua e Computação em Nuvens. Frederico participou ainda de projetos com empresas e órgãos públicos, como por exemplo com a Petrobras e Governo do RN. Por fim, Frederico coordena o Mestrado Profissional em Engenharia de Software do IMD/UFRN.
O professor Gibeon possui doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de software, computação móvel e desenvolvimento web.
Professor no Instituto Metrópole Digital da UFRN (IMD-UFRN), engenheiro de computação com ênfase em sistemas de computação. Mestrando na área de engenharia de software e especialista em redes de computadores. Atuou no desenvolvimento de sistemas corporativos utilizando a plataforma Java EE e para dispositivos móveis (Android e iOS) na Superintendência de Informática da UFRN, desempenhando a função de analista de sistemas, coordenador de desenvolvimento e arquiteto de software.
O professor Ivanovitch é doutor em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e co-participação da Universidade do Porto (Sanduíche). Desde 2013 é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sendo lotado no Instituto Metrópole Digital (IMD). Tem experiência na área de sistemas embarcados com ênfase em redes de sensores sem fio. Atua principalmente nos seguintes temas: protocolos de comunicação para Internet of Things (IEEE 802.15.4, IEEE 802.15.4e, ZigBee, WirelessHART, ISA100, Bluetooth Low Energy, RFID, NFC, Lifi, Wifi), interfaceamento entre Cyber-Physical Systems, desenvolvimento de aplicações emergentes para as Cidades do Futuro.
Professor Dr. Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRN Coordena o Grupo de Pesquisa “Ergodesign e Interação Humano-Computador, UFRN (certificado pelo CNPq). Coordena o LEXUS, Laboratório de Ergodesign de Interfaces (UFRN). Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autor dos livros “Projeto e Avaliação no Design de Interfaces” e “Design Participativo – técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces” em co-autoria com a profa. Dra. Anamaria de Moraes.
O professor Nélio é lotado no Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) da UFRN. É PhD pela University of Lancaster e mestre em Ciência da Computação pela UFRN. Trabalha com desenvolvimento de software há mais de 15 anos. Palestrante em diversos eventos de tecnologia sobre desenvolvimento de software e computação móvel. Prestou consultoria a várias empresas como, Siemens, Motorola, Petrobras, etc. Atualmente é professor da UFRN e desenvolve soluções que permitam integrar aplicações moveis a sistema de nuvem computacional.
É professora na UFRN desde 1996, onde exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) no período de 2006-2010. Possui doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2000). Realizou pós-doutorado na Universidade de Lancaster – UK (2004-2005). É membro do Comitê da Área de Computação da CAPES desde 2008 e Diretora de Secretaria Regionais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2010. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Software e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação em Nuvem, Middleware, Modelagem de Processos de Negócio, Desenvolvimento baseado em Componentes, Desenvolvimento Orientado a Aspectos, ADLs, Reconfiguração Dinâmica e Segurança.
O professor Vicente possui doutorado pela UFC. Atuou como pesquisador e coordenou projetos com a Nokia Research Center (NRC, Finlândia) e a Nokia Siemens Networks (NSN). Tais projetos contribuíram para padronização dos sistemas IEEE 802.16m e na proposta de algoritmos proprietários para o sistema IEEE 802.16e (WIMAX Móvel). Atualmente, é professor do Departamento de Engenharia de Comunicações (DCO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Prototipagem Rápida de Soluções para Comunicações (GppCom). É membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT).

 

Investimento

Mensalidade: R$ 520,00 (pagamentos realizados até a data de vencimento R$ 480,00).

Contatos: gibeon@dimap.ufrn.br e itamir.filho@imd.ufrn.br.

Vídeo Institucional