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Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais

Informações básicas

O Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) tem como objetivo fomentar a integração das tecnologias digitais na dinâmica das ações pedagógicas nas instituições de ensino, investigando, experimentando e implementando novas formas de ensinar e aprender, indo além dos espaços formais de educação. Para isso, visa disponibilizar experiências aos profissionais da educação para que os mesmos se apropriem de recursos educativos digitais e diversifiquem suas estratégias de ensino com o intuito de se reconstruir constantemente a partir da experimentação e avaliação de novas práticas pedagógicas e educacionais.

A ideia principal é fortalecer os profissionais da educação no enfrentamento dos desafios postos pelo seu trabalho cotidiano, tendo uma compreensão de que a construção e aquisição de conhecimento são potencializadas por meio de um processo de aprendizagem participativo e significativo que possibilite a todos os envolvidos se perceberem e atuarem como autores do conhecimento, tornando as salas de aula espaços de discussões, pesquisas, descobertas e não um ambiente amorfo, de mera repetição e reprodução de ideias, conceitos e preconceitos.

Desta forma, visa criar uma nova cultura de inovação em educação nas instituições de ensino por meio da investigação e desenvolvimento de metodologias, estratégias e ferramentas adaptadas a cada situação-problema, com vistas a transbordar efeitos da produtividade acadêmica na sociedade. Por esta razão, vem ao encontro das políticas públicas nacionais, voltadas à inovação e à democratização da educação, sendo forte e amplamente alicerçado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação (MEC), no Plano Nacional de Educação (PNE), no Plano Estadual de Educação do RN (PEE-RN), e no Plano Municipal de Educação da Cidade do Natal (PME-Natal), que apontam uma necessidade de expansão do número de profissionais da educação com pós-graduação stricto sensu e demonstram a importância desses profissionais atuarem na Educação Básica e na Educação Superior.

O PPgITE se mostra, assim, alinhado aos objetivos do Instituto Metrópole Digital e da UFRN de fomentar e desenvolver soluções inovadoras em educação, promovendo uma maior interação com Instituições do Ensino Básico e do Ensino Superior, do setor público e privado, e Secretarias de Educação dos Municípios e do Estado, na condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área das Tecnologias Educacionais.

Ele oferta o curso de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (MPITE), que contempla duas linhas de pesquisa: (1) Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais; e (2) Práticas Educativas com Tecnologias Digitais.

A linha de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais orienta-se para o desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais envolvendo sistemas computacionais. Ela é fundamentada na ideia de construção de ambientes de aprendizagem que permitam e forneçam suporte ao envolvimento ativo do aprendiz na realização de tarefas contextualizadas que ofereçam meios para criação e manipulação de artefatos. Possibilita, portanto, o desenvolvimento de projetos para a construção de produtos e inovações tecnológicas, tais como materiais didáticos, softwares educativos, plataformas de interação e interatividade, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como propostas reflexivas de recursos e atividades diversificadas para a integração das modalidades educacionais.

A linha de pesquisa em Práticas Educativas com Tecnologias Digitais objetiva desenvolver potencialidades teóricas e práticas acerca da aplicação das tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem, considerando o aprendiz um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento. Ela é fundamentada na visão cognitivista que tem forte preocupação com o processo de aprendizagem no qual o aprendiz constrói representações por meio de sua interação com a realidade e/ou com seus pares. Possibilita, portanto, a experimentação e avaliação de práticas pedagógicas com o uso da tecnologia, tendo enfoque no aprendiz e na construção individual e coletiva de significados, além de ênfase no controle do processo de aprendizagem e nas habilidades e competências desenvolvidas no mesmo.

 

INFORMAÇÕES

Site Oficial PPgITE: http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgite

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