Programa de Pós-Graduação em Bioinformática

A bioinformática representa hoje um dos pilares das ciências da vida e da indústria que mais cresce globalmente, a biotecnologia. Apesar de tamanha importância, existe uma carência de profissionais na área devido principalmente à sua natureza multidisciplinar e à competição do mercado de tecnologia da informação. A carência de recursos humanos faz-se sentir em duas frentes. Na academia a escassez de bioinformatas traz sérios prejuízos ao desenvolvimento das outras áreas das ciências da vida, entre elas a medicina. A segunda frente representa o setor produtivo onde a presença de profissionais de bioinformática faz-se cada vez mais necessária. A bioinformática cresceu em importância nos últimos anos com o desenvolvimento das tecnologias de sequenciamento de DNA e de proteômica e estima-se que o gargalo gerado pela falta de recursos humanos se tornará ainda mais crítico nos próximos anos e décadas.
Nesse sentido, estabeleu-se em 2016 o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFRN, lotado no Instituto Metrópole Digital. Ambos os cursos, mestrado acadêmico e doutorado, iniciaram as suas atividades em 2016 com nota 5 da Capes.

Área de concentração e linhas de pesquisa

1. Área de concentração: Bioinformática
  2. Linhas de pesquisa: Genômica; Biologia de sistemas; Desenvolvimento de produtos e processos.

Mestrado Acadêmico

Objetivo do Curso

No atual ritmo de crescimento da bioinformática no país, espera-se um aumento considerável na demanda por profissionais com título de mestre. Objetivamos com o estabelecimento de um mestrado acadêmico alimentar um ciclo produtivo composto por i) o próprio programa de doutorado em Bioinformática, ii) outros programas de doutorado em áreas relacionadas (por exemplo: Bioquímica, Renorbio, Ciências da Saúde na UFRN e outros cursos nas demais IES do país) e iii) o setor produtivo do Rio Grande do Norte e de outros estados do Norte/Nordeste). Dentro desse contexto, o programa irá oferecer disciplinas que capacitarão os alunos tanto a ingressar em programas de doutorado bem como atuar no setor produtivo. A grade curricular do curso de mestrado tem como objetivo oferecer aos alunos os instrumentos necessários tanto para a execução dos seus respectivos projetos bem como sua inserção no mercado de trabalho relacionado à área.
Perfil do Egresso
Mestres em Bioinformática serão capazes de disseminar o conhecimento no ensino de
graduação e ministrar treinamento em vários aspectos da  Bioinformática. Espera-se também que os mestres formados sejam capazes de atuar no setor produtivo nas áreas de saúde, agricultura, carcinicultura, entre outras. O peso dado ao empreendedorismo no programa permitirá que egressos do mesmo sejam também capazes de atuar no estabelecimento de startups.

Doutorado

Objetivos do Curso

O principal objetivo do doutorado no programa proposto é formar cientistas e professores com sólida formação em Bioinformática. Objetiva-se que os alunos tenham também uma menor carga horária obrigatória e possam escolher disciplinas mais customizadas aos seus interesses científicos. Vale ressaltar que o empreendedorismo continuará sendo um aspecto importante na formação dos alunos do doutorado e espera-se que entre os egressos vários possuam atuar como empreendedores criando startups na área.
Perfil do egresso

Doutores em bioinformática serão capazes de desenvolver projetos de pesquisa científica de forma independente desenvolvendo novos conceitos e gerando inovação
tecnológica.  Os doutores formados poderão atuar como docentes em programas de graduação, pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu” e em cursos avançados na área de Bioinformática. O peso dado ao empreendedorismo no programa permitirá que egressos do mesmo sejam capazes de atuar no estabelecimento de “startups”.

Email: bioinfo@imd.ufrn.br
Página oficial do programa: http://bioinformatica.imd.ufrn.br/

Vídeo Institucional