Acessibilidade

Programa Talento Metrópole

O Programa Talento Metrópole é uma iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), normatizado pela Resolução nº 053/2015 (CONSEPE/UFRN), o qual objetiva ofertar formação específica para jovens com altas habilidades/superdotação no domínio da Tecnologia da Informação (TI). Por meio da criação de oportunidades e da difusão de novos conhecimentos e possibilidades, o Programa incentiva o interesse dos alunos participantes pela pesquisa científica, ampliando competências, habilidades e criatividade nos domínios da TI e suas interfaces com outras áreas da produção do conhecimento.

O estudante do Programa Talento Metrópole é acompanhado por um tutor, professor pesquisador da UFRN, junto com o qual desenvolve um plano individual de trabalho, considerando interesses, habilidades e competências do aluno, que poderá cursar componentes curriculares nos diferentes níveis de formação. O aluno também dispõe de toda a infraestrutura do Instituto Metrópole Digital, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.

O Programa Talento Metrópole inova ao ofertar formação de qualidade que contempla os interesses do estudante, buscando a formação de uma carreira profissional com vistas à inserção criativa no mundo do trabalho e à participação social solidária.

Principais objetivos

  1. Promover a formação de jovens com altas habilidades/superdotação, criando oportunidades para a difusão de novos conhecimentos, bem como explorar possibilidades de carreira profissional relacionadas ao domínio da tecnologia da informação, com vistas à inserção criativa no mundo do trabalho e à participação social solidária;

  2. Despertar o interesse de jovens com altas habilidades/superdotação pela pesquisa científica, ampliar as suas competências, desenvolver habilidades e expandir a criatividade nos domínios da tecnologia da informação e suas interfaces com outras áreas da produção do conhecimento;

  3. Ofertar formação de qualidade que contemple os interesses do aluno, considerando seu potencial e talento, rompendo com a hierarquia e a rigidez do ensino tradicional.

Participação no Programa

O Programa Talento Metrópole atende aos estudantes que estejam cursando os dois últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), o Ensino Médio ou os dois primeiros anos da graduação de escolas, faculdades ou universidades públicas ou particulares do Rio Grande do Norte.

A seleção ocorre a partir de editais, durante os cursos de inverno do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Informações:

e-mail: talentometropole@imd.ufrn.br
Telefone: 3342-2216 Ramal 156

Vídeo Institucional