UFRN
Laboratório de Inovação em Sistemas em Chip (LabISiC)
Coordenação
Monica Magalhães Pereira (DIMAp)
Gustavo Girão Barreto da Silva (IMD)
Descrição
A missão do LabISiCé realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados nos diferentes temas que envolvem o projeto de sistemas em chip, buscando a inovação tecnológica com soluções que tragam benefício à sociedade.
Objetivos
Os objetivos do LabISiC são:
● Pesquisa e desenvolvimento de técnicas, ferramentas e aplicações que visem atender a demanda dos sistemas computacionais, como desempenho, área, potência, tolerância a falhas.
● Desenvolvimento de dispositivos que possam atender necessidades de projeto e do mercado de sistemas em chip.
● Busca de soluções em inovação tecnológica que permitam atender à comunidade e impulsionar o cenário de tecnologia da informação do estado.
Infraestrutura
Atualmente o LabISiCconta, entre outros, com os seguintes equipamentos:
● Servidor XD com FPGA de alta capacidade.
● Servidor de rack para arquivos e contas dos usuários do laboratório.
● Placas de prototipagem FPGA da Altera e da Xillinx.
Missão
A missão do LabISiCé realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados nos diferentes temas que envolvem o projeto de sistemas em chip, buscando a inovação tecnológica com soluções que tragam benefício à sociedade.
Contexto
A redução do tamanho do circuito integrado possibilitou a inclusão de vários núcleos de processamento em um único chip, denominado sistema em chip. Isso possibilitou o aumento de desempenho dos computadores modernos, uma vez que permitiu que tarefas, antes executadas sequencialmente, pudessem ser executadas em paralelo em núcleos diferentes.

No cenário global, sistemas em chip têm sido utilizados como solução para atender a crescente demanda por dispositivos com cada vez maior desempenho e que sejam capazes de executar uma grande variedade de funcionalidades diferentes. Para atender a essa demanda, novas técnicas e dispositivos têm sido objeto de estudo por diversos grupos de pesquisa, incentivados por empresas que buscam novas oportunidades de negócio para se inserir num mercado cada vez mais competitivo.

A redução no tamanho do transistor também possibilitou a inclusão de diversos processadores em um único chip. Esse sistema, chamado de MPSoC (multiprocessor system-on-chip), apresenta como vantagem principal a possibilidade de executar tarefas de forma concorrente nos diversos processadores. MPSoCs têm sido uma solução muito utilizada em sistemas embarcados para a exploração do alto grau de paralelismo da característica heterogênea de aplicações embarcadas. Dentre as principais aplicações de MPSoCs podemos citar redes, comunicação, processamento de sinais, processamento de imagens, multimídia, dentre outras.

Nesse contexto, o Laboratório de Inovação em Sistemas em Chip (LabISiC) trabalha com a proposta de encontrar novas soluções de sistemas em chip que possam atender a demanda por sistemas computacionais de alto poder computacional, sendo um elo entre a sociedade, as instituições científicas e o mercado.
Pessoal
getPessoal() as $pessoa) { ?>