UFRN
Laboratório de Sinais e Imagens Médicas (LabSIM)
Coordenação
Ana Maria Guimarães Guerreiro (DEB)
Heliana Bezerra Soares (DEB)
Descrição
Missão:Gerar e disseminar novo conhecimento e tecnologias, a partir de pesquisas na área de processamento de sinais e imagens médicas, de mobile health, viabilizando resultados científicos de impacto regional, social, e econômico.
Objetivos
Atuar no desenvolvimento de pesquisas na área tecnológica, com geração de novos produtos e suporte para formação de recursos humanos. Priorizando as seguintes áreas de pesquisas:

(a) Processamento de Sinais Biológicos;
(b) Processamento de Imagens Médicas;
(c) M-Health e Computação Persuasiva;
(d) Tecnologias Assistivas.
Infraestrutura
Área: ~20 m2
Equipamentos: 5 computadores desktop, 1 notebook, HD Externo Wireless 01 TBytes, 01 servidor, 01 impressora lazer colorida, projetor multimídia, kits de desenvolvimento de Arduino, RFID, Beagleboards, osciloscópio, multímetros.
Suporte: 06 cadeiras e 01 armário.
Missão
Missão:Gerar e disseminar novo conhecimento e tecnologias, a partir de pesquisas na área de processamento de sinais e imagens médicas, de mobile health, viabilizando resultados científicos de impacto regional, social, e econômico.
Contexto
As professoras Ana Maria G. Guerreiro e Heliana Bezerra Soares fazem parte do Grupo de Pesquisas de Sistemas Inteligentes. A Professora, Ana Maria G. Guerreiro ingressou na UFRN em 2006, fazendo parte do Departamento de Engenharia de Computação. Na época como a professora Heliana Bezerra Soares faziam parte do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Laboratório de Automação Hospitalar. Depois, com a entrada dessas professoras no Departamento de Engenharia Biomédica sentiu-se a necessidade de um laboratório que desse suporte as atividades de pós-graduação ligados a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e produtos para a área de biengenharia, dando suporte também as atividades do Instituto Metrópole Digital junto ao Ensino Médio e Superior.

O Laboratório de Sinais e Imagens Médicas (LabSIM) dará suporte ao desenvolvimento de pesquisas na área de desenvolvimento de algoritmos, técnicas, modelos, processos e sistemas de informação na área médica visando uma melhor qualidade de vida a população com os alunos de graduação e pós-graduação.Permitindo uma maior integração entre os mesmos contribuindo assim para uma maior transferência de conhecimento e tecnologia.

Como resultado prático, espera-seum ambiente para a realização de pesquisas, a orientação de alunos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado, nas linhas de pesquisas do Grupo de Sistemas Inteligentes e Grupo de pesquisas em Informática Médica nas áreas: Sistema de Informação em Saúde; Sistema Inteligente de Apoio à Decisão; Telemedicina; Processamento de Sinais e Imagens Médicas; Tecnologia Assistivas; Sistemas Embarcados para equipamentos médicos.
Pessoal
getPessoal() as $pessoa) { ?>