UFRN
Laboratório de Aprendizagem de Máquinas e Instrumentação Inteligente (LAM_II)
Coordenação
Adrião Duarte Dória Neto (DCA)
Jorge Dantas de Melo (DCA)
Descrição
Esse laboratório dará suporte às atividades de pesquisa em sistemas e instrumentação inteligente, voltadas para o desenvolvimento de algoritmos inteligentes. Embarque de algoritmos inteligentes em plataformas de software ou hardware. Técnicas inteligentes para auxílio à decisão. Desenvolvimento de estudos na área de otimização com base em técnicas inteligentes. Abordagem de novos problemas tecnológicos ligados a esta temática, enfocando os aspectos de medição indireta de variáveis de processo, detecção de falhas e implementação distribuída de estratégias de controle, via concepção e implementação de sensores de software. Simulação de processos. Integração de simulações computacional a instrumentação real. Técnicas inteligentes aplicas a comunicações digitais.
Objetivos
Objetivo Geral
Desenvolver estudos voltados para área de sistemas inteligentes, com aplicações em diferentes campos científicos e tecnológicos. Buscando contribuir para pesquisa e o desenvolvimento de produtos inovadores sob forma de software, hardware, dispositivos, etc. Formar recursos humanos na área de TI e contribuir para o desenvolvimento desta estudos no âmbito, regional, nacional e internacional.
Objetivos específicos:

● Implantar um Laboratório que seja uma referencia na área de sistemas inteligentes.
● Viabilizar a inserção da UFRN no segmento estratégico de tecnologias inteligentes.
● Consolidar a infraestrutura de pesquisa (espaço físico e equipamentos) disponível ao grupos de pesquisa em Sistemas Inteligentes na UFRN, viabilizando a articulação multidisciplinar com outro grupos de pesquisa que atuam em área correlacionadas.
● Integrar, através do LINI as atividades de pesquisa e em Sistemas Inteligentes.
● Formar recursos Humanos de alto nível de modo a contribuir para o desenvolvimento da área de TI.
● Incrementar o número de teses e dissertações na área de TI
● Incrementar o número de publicações científicas relevantes dos grupos na área.
● Disponibilizar um espaço para interação entre a UFRN e a indústria em projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação principalmente envolvendo técnicas inteligentes.
● Apoiar a identificação e a pré-incubação de negócios.
● Contribuir para incubação de empresas na área de Tecnologia de Informação e viabilizar a verticalização da ação empreendedora na UFRN.
● Apoiar a indústria regional em TI.
● Viabilizar a formação de recursos humanos, o que permitirá atrair a implantação de um pólo tecnológico inovador para o estado do Rio Grande do Norte na área de TI.
● Consolidar a infra-estrutura para ensino de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação.
● Contribuir significativamente para o aumento dos conceitos na Capes dos programas de pós-graduação dos quais participam os pesquisadores envolvidos nesta proposta (programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, e Engenharia do Petróleo).
● Desenvolver novas soluções de hardware em sistemas embarcados com soluções baseadas em sistemas inteligentes.
● Construir uma base de algoritmos, fundamentados em inteligência computacional, em hardware e software para serem integrados ou associados a novos produtos de inovação tecnológica.
● Estimular o desenvolvimento de inovações com patentes na área de Tecnologia da Informação.
Infraestrutura
Computadores, Impressoras, Rede de sensores, Instrumentação de medidas, Kits de desenvolvimento em sistemas embarcados (Micro-controladores, Processadores Digitais de Sinais, FPGA’s e outros), Equipamentos de análise de sinais.
Missão
Missão: Pesquisa, Inovação Tecnológica, Formação de Recursos Humanos e Extensão
Contexto
Pessoal
getPessoal() as $pessoa) { ?>