UFRN
Laboratório de Sistemas Embarcados (LASEM)
Coordenação
José Alberto Nicolau de Oliveira (DEE)
Samaherni Morais Dias (DEE)
Descrição
O LASEM será dedicado ao desenvolvimento de hardware e software para sistemas embarcados, em particular para: sistemas móveis e aeroespaciais; ambientes inteligentes; controle e automação industrial e da eletrônica de consumo. Neste laboratório se buscará o desenvolvimento de sistemas, ferramentas e metodologias que possibilitem a concepção de sistemas com elevado grau de confiabilidade e inovação, quer seja na disponibilização de novas aplicações para o público consumidor, quer seja na incorporação de tecnologias inovadoras, constantemente associado a atividades que estejam sendo desenvolvidas por empresas incubadas pelo nPITI do IMD da UFRN.
Como ponto adicional o LASEM poderá ser a ancora de suporte em sistemas embarcados para os cursos de graduação (BTI) e de pós-graduação (mestrado profissional proposto) vinculados ao IMD.
Objetivos
Os objetivos estão direcionados para a geração de novos produtos eletrônicos de alta tecnologia para serem utilizados nas diversas áreas do conhecimento. Para isso, o LASEM se integra ao Instituto Metrópole Digital (IMD) e aos demais laboratórios do Núcleo de Pesquisas e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI), bem como através de parcerias com empresas Norte-Rio-Grandenses, nacionais e internacionais, na busca da geração de novos conhecimentos, registros de patentes, desenvolvimento de protótipos e publicações tecnológicas e científicas.
Especificamente pretende-se estudar, projetar, implementar e analisar sistemas embarcados à nível de transferência de registradores ebaseados em microcontroladores e em circuitos reprogramáveis (FPGA), integrando sistemas operacionais em tempo real e plataformas para o desenvolvimento de circuitos integrados digitais.
Infraestrutura
Área destinada ao LASEM:
6,0 m x 8,40 m.
Mobiliáriodefinido em projeto:
Três armários altos; vinte armários suspensos; vinte e uma cadeiras giratórias tipo digitador; vinte mesas tampo reto (1,20 m x 0,60 m x 0,70 m); duas mesas tampo reto (1,60 m x 0,60 m x 0,70 m); uma bancada de trabalho (6,00 m x 0,70 m).
Equipamentos definidos em projeto:
Um split (18.000 BTUs); um split (24.000 BTUs); dois no-breaks (3 kVA), um switch de borda nível 2;vinte notebook tipo II.
Equipamentos em contrapartida da base de pesquisa:
Seis kits para desenvolvimento de projetos com microcontroladores; seis kits para desenvolvimento de projetos com DSPs; seis kits para desenvolvimento de projetos em FPGA; dois osciloscópios digitais; duas fontes DC, dois geradores de sinais.
Missão
A missão do LASEM (Laboratório de Sistemas Embarcados) é capacitar e captar pesquisadores para a área (ensino médio, superior e pós-graduação) e realizar pesquisas em sistemas embarcados focadas no desenvolvimento do polo tecnológico do Rio Grande do Norte.
Contexto
O LASEM tem por prioridade aumentar a capacitação em sistemas embarcados dos alunos de graduação e dos alunos de pós graduação do mestrado profissionalizante do IMD (caso este seja aprovado). Este aumento da capacitação na área de sistemas embarcados permitirá aos profissionais formados a assumir novos desafios tecnológicos e a empreender novas empresas tecnológicas, contribuindo expressivamente para o aumento e melhoria do parque tecnológico do Rio Grande do Norte e regiões vizinhas.
O IMD,onde se insere o nPITI, no qual está o LASEM, é um instituto criado com a finalidade de alavancar o desenvolvimento tecnológico do estado do Rio Grande do Norte através de várias ações, onde se destacam a formação técnica de jovens talentos, um curso de graduação e uma incubadora de empresas com foco em desenvolvimento de produtos e serviços relacionados com tecnologias de informação, com ações que visam iniciar e impulsionar a criação de um parque tecnológico no estado que hoje carece de empresas e profissionais que possam desenvolver produtos e serviços inovadores de acordo com as demandas regionais.
Através do programa de Mestrado Profissional em Sistemas Embarcados e Microeletrônica, pleiteado pelo IMD,o LASEM buscará intensificar a cooperação entre Universidade e empresas consolidadas ou em fase de incubação, focado no desenvolvimento de pesquisas, técnicas e produtos que tenham sinergia com necessidades de empresas e indústrias. Espera-se com isto, levar contribuições significativas do ambiente acadêmico diretamente para o mercado via empresas.
Em suma, o LASEM será um dos laboratórios do nPITIcom visão de desenvolver novos produtos, processos e capacitar novos pesquisadores em sistemas embarcados, integrado ao programa de mestrado profissional em sistemas embarcados, proposto pelo IMD, e com forte ligação com a ênfase de sistemas embarcados do bacharelado em tecnologia da informação (BTI). Enfim, o LASEM almeja se unir aos esforços do IMD no desenvolvimento do polo tecnológico do Rio Grande do Nortee em impulsionar o desenvolvimento da inovação tecnológica na UFRN.
Pessoal
getPessoal() as $pessoa) { ?>