Acessibilidade

Projetos

Rede Giga Metrópole

A Rede Giga Metrópole foi desenvolvida a partir de um estudo realizado no ano de 2012, pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em parceria com o PoP-RN (Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa em nosso estado), sobre a situação de conectividade com a Internet das escolas públicas da região metropolitana de Natal. Esse estudo revelou que, das 630 escolas visitadas, aproximadamente a metade não possuía qualquer acesso à rede e, dentre as que possuíam, uma porcentagem mínima considerava satisfatória a velocidade de acesso, cuja média era 370 kbps (trezentos e setenta kilobits por segundo). Frente a este cenário, houve uma iniciativa conjunta do IMD com a Secretaria Estadual de Educação visando resolver o problema de conectividade dessas escolas públicas.

A solução definida para o projeto desta rede metropolitana consiste em uma rede híbrida com a utilização de cabeamento de fibras ópticas e de rede sem fio. A rede óptica deverá ampliar a rede metropolitana de fibra óptica já existente, a Rede Giga Natal, elevando os atuais 40 km de fibra instalados a 160 km em sua espinha dorsal (backbone) e mais 360 km na rede óptica de acesso, interligando inicialmente 350 escolas públicas. Numa segunda fase, a rede sem fio deverá atualizar e também ampliar o escopo da Rede Metrópole Digital, instalando novos pontos de acesso nas escolas públicas que não foram atendidas pela rede óptica.

Assim, a Giga Metrópole tem como objetivo principal a criação de uma rede metropolitana para interligar as escolas públicas estaduais e municipais da Grande Natal, através da ampliação do escopo da Rede Giga Natal e da Rede Metrópole Digital. Essa nova rede deve também interligar os campi do IFRN e da UFRN localizados nos municípios vizinhos que integram a região metropolitana de Natal. Além disso, incluiu-se também a instalação de laboratórios de ensino em 22 das escolas de referência localizadas nesta região, que serão atendidos pela rede a ser implantada.

A ampliação da rede óptica interliga os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Extremoz e Ceará-Mirim, e a construção da rede óptica de acesso e a ativação dos serviços para as escolas está prevista para julho de 2015. Esta obra deve contemplar uma nova ampliação da espinha dorsal da rede, incluindo os municípios de Vera Cruz, Monte Alegre e São José do Mipibu.

O projeto desta rede já incluiu a possibilidade de uma futura expansão dos seus serviços de conectividade, que podem vir a atender unidades do sistema de Saúde, Segurança, Tributação e outros.

Além de interligar as escolas públicas, enquanto expansão da Rede Giga Natal, a Rede Giga Metrópole deve continuar provendo conectividade a várias instituições de ensino e pesquisa e de Governo localizadas na Grande Natal, a exemplo da UFRN, IFRN, INPE-CRN, UnP, IPEM, CT-GÁS, Petrobrás, LNCC, FAPERN, Secretaria Estadual de Segurança e Hospital Walfredo Gurgel, que já utilizam, atualmente, esses serviços de conectividade e novas instituições que estão em fase de ativação de suas conexões, a exemplo da Barreira do Inferno, Hospital Giselda Trigueiro e a rede corporativa da Prefeitura do Natal.

Vídeo Institucional