IMD | Instituto Metrópole Digital

Infraestrutura | Data Center

Data Center

O IMD conta com um Datacenter, um centro de processamento de dados onde são montados os equipamentos que realizam o processamento de informações de forma adequada, ininterrupta e confiável. Esse centro está localizado em um ambiente bastante protegido, o qual dispõe de um moderno sistema contra incêndio, piso elevado, redundância energética, além de oferecer um restrito controle de acesso físico, com monitoramento por câmeras e um sistema de identificação por biometria. Internamente, os equipamentos ficam dispostos em racks, com monitoramento de temperatura e umidade, de maneira a conservar esses dispositivos resfriados em um ambiente otimizado para o seu devido funcionamento. Além disso, o Datacenter adota medidas para disponibilizar serviços computacionais e resguardar dados, por isso recursos como virtualização, backup, redundância lógica e física, entre outras soluções tecnológicas, são oferecidos a fim de tornar o ambiente funcional e confiável.

Por estar geograficamente próximo da comunidade acadêmica e das empresas parceiras da Inova Metrópole, o Datacenter do IMD fornece aos seus usuários acesso aos dados de modo mais rápido, assim como disponibiliza mais facilidade ao suporte de seus equipamentos. Além de oferecer toda essa infraestrutura, ele possui um supercomputador locado em suas dependências, que possui 2.176 núcleos de processamento, 8 terabytes de memória RAM e uma rede de alta velocidade interconectando todos os nós de processamento, além de uma área de armazenamento de 60 terabytes de capacidade, sendo considerado o maior do Norte-Nordeste existente em instituições públicas.

O Datacenter do IMD oferece um modelo de infraestrutura, como serviço IaaS (Infrastructure as a Service), o qual fornece recursos computacionais para atender, com escalabilidade e Alta Disponibilidade (High Availability - HA), os serviços necessários para a realização das ações de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação tecnológica desenvolvidas pelo próprio Instituto e por entidades parceiras da incubadora Inova Metrópole. Além do serviço de nuvem computacional, o Datacenter também oferece outros serviços, como co-location, mapeamento de IP público/privado e acesso à internet. Disponibiliza, portanto, infraestrutura como suporte tanto para o IMD quanto para a UFRN, por meio de ações desenvolvidas no âmbito da esfera acadêmica.