IMD | Instituto Metrópole Digital

Perfil | Empresa

Dúvidas Frequentes

Incubação FAQ

O que é uma Incubadora de Empresas?

Uma incubadora de empresas é uma entidade com a finalidade de oferecer suporte a empreendedores para que possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferece infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, orientando os empreendedores sobre aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa. (Fonte: ANPROTEC: http://anprotec.org.br/site/)

A Inova Metrópole recebe empresas de todos os tipos?

Não. A Inova Metrópole é uma incubadora de empresas de base tecnológica, que recebe empresas e projetos na área de tecnologia, responsáveis por algum tipo de inovação, seja em produtos, processos, componentes ou acessórios.

Quais as vantagens em ser uma empresa incubada?

Ao oferecer suporte ao empreendedor, a incubadora possibilita que o seu empreendimento tenha mais chances de ser bem-sucedido. Além de condições favoráveis de infraestrutura e capacitação dos empreendedores, as empresas – pelo fato de estarem em um espaço onde há vários empreendimentos inovadores do mesmo porte – contam com inúmeras conexões, as quais favorecem o crescimento do negócio e o acesso ao mercado. (Fonte: ANPROTEC: http://anprotec.org.br/site/)

No caso das empresas de base tecnológica, os empreendedores têm, ainda, oportunidade de acesso a universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento, com as quais muitas incubadoras mantêm vínculo. Isso ajuda a reduzir custos e riscos do processo de inovação, pois permite o acesso a laboratórios e equipamentos que exigiriam investimento elevado. (Fonte: ANPROTEC: http://anprotec.org.br/site/)

Qual tipo de empreendimento pode ser incubado na Inova Metrópole?

Ideias e projetos que tenham como objetivo o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores em Tecnologia da Informação.

Quais as modalidades do sistema de incubação da Inova Metrópole?

O sistema de incubação da Inova Metrópole possui duas modalidades: a de pré-incubação e a de incubação. Na pré-incubação, a incubadora tem a função de apoiar empreendedores a transformarem ideias inovadoras em negócios. Já a incubação é a etapa em que a empresa formalizada recebe apoio da incubadora para o desenvolvimento do negócio e a sua consolidação no mercado.

Minha empresa pode ficar até quanto tempo na Inova Metrópole?

O prazo de permanência na pré-incubação é de até 12 meses, prorrogáveis por até 6 meses. Já na incubação o prazo é de até 24 meses, prorrogáveis por até 12 meses. A prorrogação em ambas as etapas depende de decisão do Conselho Deliberativo da incubadora.

Quem já possui uma empresa constituída pode incubar na Inova Metrópole?

Sim. Desde que o CNPJ da empresa tenha no máximo 5 anos e atenda aos critérios estabelecidos pelo edital de incubação. Além disso, o seu objetivo deve ser desenvolver produtos ou processos inovadores na área de Tecnologia da Informação.

Qual é o público-alvo da Incubadora Inova Metrópole?

O público-alvo são empreendedores (pessoa física), individualmente ou em grupo, que tenham ideias de produtos (bens ou serviços) ou processos inovadores na área de TI e necessitem de apoio para desenvolvê-los e transformá-los em negócio. Também são apoiadas pessoas jurídicas classificadas como empresas privadas da área de TI, criadas há no máximo 60 (sessenta) meses contados até a data de inscrição, mas que necessitem de apoio para seu fortalecimento e consolidação no mercado.

Quem ainda não tem uma empresa formada ou um plano de negócios, pode se candidatar a uma vaga na Incubadora?

Sim. Para os empreendedores que necessitam transformar uma ideia inovadora em negócio, nós oferecemos um programa chamado de PRÉ-INCUBAÇÃO. Nele, oferecemos um local de trabalho para o desenvolvimento do projeto, cursos e consultorias que visam a preparar o empreendedor para a definição do modelo de negócio, desenvolvimento da solução e primeiras vendas.

Posso visitar a Incubadora?

Sim. Basta entrar em contato pelo e-mail inova@imd.ufrn.br ou pelo telefone 3342-2216 (Ramal 137) e marcar um horário. Teremos prazer em recebê-lo!

Só alunos da UFRN podem participar dos editais da Inova Metrópole?

Não. Qualquer pessoa que tenha uma ideia ou um produto inovador na área de Tecnologia da Informação pode se candidatar a uma vaga na incubadora.

Como participar do sistema de incubação da Inova Metrópole?

As inscrições das propostas deverão ser realizadas através de formulário online disponível no site https://inova.imd.ufrn.br/. É preciso anexar documentos conforme previsto no edital, entre eles um projeto que contemple informações sobre o empreendimento. Para os candidatos à pré-incubação, temos três avaliações durante o ano. Fique atendo para não perder o prazo! Para aqueles que já possuem uma empresa e desejam incubá-la, o nosso edital é de fluxo contínuo, ou seja, você pode se candidatar a qualquer momento e nós temos até 45 dias para avaliar sua proposta. Ao final da inscrição, é gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União) relativa ao pagamento da taxa de inscrição.

Como ocorre o processo seletivo para entrar na incubadora Inova Metrópole?

O processo seletivo é conduzido por uma comissão de seleção instituída pela incubadora especialmente para este fim. Os responsáveis pelas propostas inscritas serão convocados para fazer sua apresentação à comissão de seleção na forma de um PITCH de no máximo 5 minutos seguido de arguição.

Quais os critérios de avaliação do processo seletivo da incubadora?

As propostas são avaliadas nos cinco eixos do negócio. No eixo empreendedor são avaliados aspectos relacionados ao perfil, formação, disponibilidade e completude da equipe. No eixo Tecnologia, a inovação e a potencialidade de interação com a universidade. No eixo capital, a estrutura dos custos e o potencial do negócio. No eixo mercado são avaliadas a identificação dos clientes, dos fornecedores, dos concorrentes e dos parceiros; a definição do problema e a vantagem competitiva da empresa. Por fim, no eixo gestão, a estrutura organizacional do negócio.

Como acompanho o meu processo seletivo?

Por meio do site da Inova Metrópole.

Qual o apoio oferecido pela incubadora?

A Inova Metrópole oferece infraestrutura física, tecnológica e apoio negocial para o desenvolvimento de negócios inovadores em Tecnologia da Informação. Os serviços incluem:

  • Pacote básico para uso do Data Center (disponibilização de servidores virtuais para apoio aos projetos de TI);
  • Orientação tecnológica para desenvolvimento do produto;
  • Orientação sobre propriedade intelectual, registro de patentes e transferência de tecnologia;
  • Orientação empresarial através de mentorias em grupo e individualizada;
  • Capacitação para os empreendedores;
  • Divulgação dos empreendimentos nas diversas mídias utilizadas pela incubadora;
  • Apoio à participação em eventos;
  • Acesso aos serviços virtuais de Biblioteca da UFRN.

Além disso, a Inova Metrópole disponibiliza salas de reuniões, auditório com capacidade para 190 lugares, miniauditório com capacidade para 60 lugares, acesso aos laboratórios do IMD e aos demais laboratórios da UFRN.

As propostas selecionadas para pré-incubação utilizam as salas de uso compartilhado (co-working), já as empresas selecionadas para incubação utilizam salas individuais (12m2 ou 24m2, conforme a disponibilidade e necessidade da empresa). Todas as salas são equipadas com um kit básico de escritório e possuem instalações padronizadas de energia elétrica e de comunicação de dados.

Quanto custa estar na Incubadora Inova Metrópole?

Os empreendedores responsáveis por cada proposta admitida pagarão mensalmente uma taxa, estabelecida via edital, referente à participação no sistema de incubação. Essa taxa engloba todo o apoio oferecido pela incubadora no que se refere à infraestrutura física, tecnológica e ao apoio negocial. O valor da taxa de participação é bem inferior aos valores praticados no mercado para os mesmos serviços ofertados.

O que é uma empresa graduada?

É a empresa que participou da etapa de incubação e atingiu a maturidade, sendo considerada apta para enfrentar o mercado.