Doutorado | Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo)

imagem pos-graduação Bioinformática

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática é composto por um Mestrado e um Doutorado que têm por objetivo desenvolver projetos científicos de excelência, efetivar um ciclo produtivo entre o ambiente acadêmico e o setor produtivo do Rio Grande do Norte e de outros estados do Norte/Nordeste, formar profissionais e/ou pesquisadores com perfil multidisciplinar e fomentar o empreendedorismo em uma área crítica para o desenvolvimento do país.

O programa se estabeleceu em 2016, quando foram aprovados ambos os cursos (Mestrado acadêmico e Doutorado) com o conceito 5 (cinco) da Capes. Atualmente, tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem três linhas de pesquisa: (1) Desenvolvimento de produtos e processos, (2) Genômica e (3) Biologia de Sistemas.

Objetivos do Curso

O principal objetivo do doutorado no programa proposto é formar cientistas e professores com sólida formação em Bioinformática. Objetiva-se que os alunos tenham também uma menor carga horária obrigatória e possam escolher disciplinas mais customizadas aos seus interesses científicos. Vale ressaltar que o empreendedorismo continuará sendo um aspecto importante na formação dos alunos do doutorado e espera-se que entre os egressos vários possuam atuar como empreendedores criando startups na área.

Perfil do egresso

Doutores em bioinformática serão capazes de desenvolver projetos de pesquisa científica de forma independente desenvolvendo novos conceitos e gerando inovação tecnológica. Os doutores formados poderão atuar como docentes em programas de graduação, pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu” e em cursos avançados na área de Bioinformática. O peso dado ao empreendedorismo no programa permitirá que egressos do mesmo sejam capazes de atuar no estabelecimento de “startups”.

Email: bioinfo@imd.ufrn.br

Página oficial do programa: http://bioinfo.imd.ufrn.br/?lang=pt-br

Processo seletivo 2021 - PPgBioinfo (Doutorado): Baixar

Outros cursos