IMD | Instituto Metrópole Digital

Pesquisa | nPITI

Logo nPITI

nPITI - Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação


O nPTI é um núcleo laboratorial de atividades do Instituto Metrópole Digital, que dispõe de equipamentos e instrumentos necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e de ensino na área de TI, com suporte adicional às atividades de ensino de eletrônica. O seu objetivo é difundir as ações relativas à inovação tecnológica, de forma a permitir o seu desenvolvimento e facilitar a procura da sociedade pelos serviços prestados pelo Núcleo.

Mais informações no SITE.

Outras informações

O nPITI, cuja estrutura é composta por 12 laboratórios de pesquisa, 03 laboratórios de ensino e uma área destinada às atividades administrativas, dá suporte às atividades de ensino e pesquisa do IMD em seus cursos regulares de formação, tanto em nível técnico quanto em nível de graduação e pós-graduação, provendo toda a infraestrutura laboratorial de equipamentos e recursos humanos.

Além dessas atividades de âmbito interno, o nPITI está capacitado para atender às demandas de mercado, prestando atividades de criação e execução de protótipos de projetos em TI, além de ser apto a dar suporte a projetos e a fazer intercâmbio com outras instituições e empresas em geral.

Nesse sentido, as ações demandadas por esses objetivos são de grande amplitude, uma vez que envolvem não somente toda a estrutura pertinente ao ensino e à pesquisa, como também as atividades que demandam profissionais do mercado de TI. Esse é um aspecto considerado importante e inovador na UFRN, visto que caracteriza uma maior interação da sociedade com a universidade e, ao mesmo tempo, promove a autossustentabilidade.