IMD | Instituto Metrópole Digital

Ensino | Programa de Estudos Secundários

Programa de Estudos Secundários do Instituto Metrópole Digital (PES/IMD)

O Programa de Estudos Secundários do Instituto Metrópole Digital (PES/IMD) é um programa de formação complementar que tem por objetivo fornecer uma oportunidade para estudantes e profissionais explorarem áreas de conhecimento relacionadas a sua formação. Baseado em experiências bem-sucedidas, como os “minors” americanos, o programa busca certificar pessoas em campos do saber da Tecnologia da Informação. Atualmente, o PES/IMD possui seis campos do saber:

  • Bioinformática
  • Informática Educacional
  • Inteligência Computacional
  • Internet das Coisas
  • Produção de Jogos Digitais
  • Sistemas de Informações Gerenciais

Certificado

Para obter a certificação, os alunos precisam cursar e ser aprovados em componentes curriculares dos campos do saber e atingir uma carga horária mínima estabelecida. Esse certificado comprova a obtenção de conhecimentos específicos no campo do saber escolhido, sendo, portanto, um diferencial na formação dos estudantes. Cada campo do saber contém componentes curriculares de graduação e pode também contar com componentes curriculares de pós-graduação, para aqueles que já possuem diploma de nível superior. Cada campo do saber determina a quantidade e o nível dos componentes ofertados em sua estrutura curricular. Em breve será disponibilizada uma forma de solicitação on-line do certificado para alunos do BTI.

Como Funciona

O programa é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, a graduados ou àqueles que já iniciaram um curso de graduação, mesmo não tendo chegado a concluí-lo. Ou seja, o PES/IMD pode ser cursado tanto por alunos que possuem matrícula regular na UFRN, como por aqueles que não possuem vínculo com a UFRN e que já iniciaram uma graduação ou se formaram.

Para os alunos regularmente matriculados em outros cursos da UFRN, basta se matricular nos componentes curriculares e, ao concluir a carga horária indicada, solicitar o certificado à coordenação do programa.

Os interessados devem consultar a resolução nº 005/2018-CDA/IMD, disponível no final desta página, e verificar o campo do saber no qual deseja obter a certificação. Em seguida, poderá checar as disciplinas constantes na estrutura curricular e fazer a matrícula normalmente via SIGAA no período estabelecido pela Universidade. Ao concluir a carga horária indicada, basta solicitar o certificado à coordenação do programa.

Para aqueles que não são alunos da UFRN, o ingresso é feito através de edital específico aberto ao público com critérios de seleção e número de vagas determinados pelo IMD. Os alunos do programa receberão uma matrícula na UFRN na categoria de cursos sequenciais e terão o prazo máximo de 24 meses para obter a sua certificação. Além disso, os alunos do PES estarão limitados a cursar somente a estrutura curricular determinada para cada campo do saber.

É importante ressaltar que o PES/IMD é um programa de estudos que se enquadra na categoria de cursos sequenciais, nos termos estabelecidos pela Resolução nº 01, de 22 de maio de 2017, da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, e esse certificado não corresponde à diploma de graduação ou de pós-graduação, bem como não habilita o ingresso em cursos de pós-graduação (stricto sensu ou lato sensu).

Mais Informações sobre o PES/IMD:

Coordenador: Daniel Sabino Amorim de Araújo
Contato:   pes@imd.ufrn.br
3342-2216 Ramal 107

Resoluções que regulamentam o PES: 

Resolução nº 055/2018-CDA/IMD, de 14 de novembro de 2018
Resolução nº 169/2018-CONSEPE, de 16 de outubro de 2018
Resolução nº 170/2018-CONSEPE, de 16 de outubro de 2018

O que é o MédioTec?

O MedioTec é uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibiliza vagas em Cursos Técnicos a alunos que ainda estejam cursando o Ensino Médio, para as quais têm prioridade os estudantes matriculados em escolas públicas.

O principal objetivo do MedioTec é viabilizar a inserção do aluno no mercado de trabalho ao final do Ensino Médio, de modo a ampliar as chances de ele conseguir um emprego quando concluir a educação básica. As vagas ofertadas consideram o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e a renda.

Quem pode participar?

Alunos de 15 a 19 anos da Rede Pública Estadual regularmente matriculados no Ensino Médio ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.