IMD | Instituto Metrópole Digital

Infraestrutura | GigaMetrópole

Logo Rede GigaMetrópole

A Rede Giga Metrópole é uma rede de comunicação de dados de alta velocidade, que utiliza tecnologia óptica para prestar serviços de conectividade física a instituições localizadas na Região Metropolitana de Natal. Essa rede é operada e mantida pelo PoP-RN (Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte), através de seu Centro de Operação de Redes. Foram celebradas várias parcerias com empresas afins e instituições usuárias dos serviços da rede, de modo a garantir a sustentabilidade dessa iniciativa.

Inauguração

A Rede Giga Metrópole foi inaugurada oficialmente em 19 de junho de 2017 e é uma ampliação da Rede Giga Natal, que se encontra em operação desde 2008, atendendo a diversas instituições na capital. A Giga Metrópole já interliga os campi do IFRN e da UFRN localizados nos municípios da região da Grande Natal. A nova rede elevou a extensão de 40 km de fibra, inicialmente instalada para aproximadamente 260 km nos trechos de backbone, atingindo nove dos onze municípios dessa região. Com os recursos disponibilizados pela UFRN, foram implantados 120 km para construir o denominado Anel Norte, que atende aos municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará Mirim, e 80 km para construir o Anel Sul, que atende aos municípios de São José do Mipibu, Vera Cruz e Monte Alegre.

Mais informações

Também foi implantada uma rede de acesso óptica com aproximadamente 285 km de extensão. Essa rede inicialmente interliga cerca de 350 escolas públicas, estaduais e municipais, localizadas na região metropolitana de Natal, assim distribuídas:

Quadro-resumo das escolas interligadas pelo projeto até o momento
Natureza das escolas Município Quantidade
Estaduais
Natal 115
Parnamirim 09
Macaíba 12
São Gonçalo do Amarante 03
TOTAL 139
Municipais
Natal 134
Parnamirim 59
Macaíba 15
São Gonçalo do Amarante 05
TOTAL 213
TOTAL GERAL 352

O percurso projetado para a rede é também capaz de atender a diversas unidades ligadas à Saúde, Segurança Pública e Defesa Pessoal, tais como hospitais, postos de saúde, delegacias e outras. Já existem iniciativas em andamento, sob a responsabilidade dos órgãos competentes, com a finalidade de utilizar a Rede Giga Metrópole para ampliar o atendimento à população potiguar.

Rede GigaMetrópole