IMD | Instituto Metrópole Digital

Ensino | Curso Técnicos em TI

Curso Tecnico

Os Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital são ofertados no formato de Educação a Distância (EaD), na modalidade semipresencial, por meio de encontros presenciais semanais. Eles possuem carga horária variável entre 1.000 e 1.200 horas e são organizados no eixo de Informação e Comunicação, com as ênfases em Informática para Internet; Redes de Computadores; e Programação de Jogos Digitais, e no eixo de Controle e Processos Industriais, com ênfase em Eletrônica e Automação Industrial.

Os Cursos estão disponíveis em Natal, Caicó e, em parceria com a UFERSA, nos polos de Angicos, Mossoró e Pau dos Ferros. A UFRN e o IMD definiram prioritariamente em seu plano de ação o Ensino a Distância como forma de ampliar a oferta de vagas, visando a alcançar a população que não tem acesso à educação pública e gratuita de qualidade.

Formas de ingresso

Via processo seletivo

Os interessados devem participar do processo seletivo anual organizado pela COMPERVE.
Mais informações no SITE.

Como Funciona

Modalidades de ensino: a distância e presencial

Nas disciplinas oferecidas na modalidade de ensino a distância, o aluno será acompanhado por meio de um ambiente virtual. Para realizar a leitura do material e as atividades orientadas pelos professores mediadores, o aluno deverá usar qualquer computador, além daqueles disponibilizados pela UFRN, cuja localização é divulgada no ambiente virtual.

Os encontros presenciais são ofertados nos polos do IMD. O horário semanal é realizado pelo aluno. Logo, ele tem a flexibilidade de organizar seu horário de aulas e tarefas conforme o assunto da semana. Para que seja cumprido o cronograma semanal de aulas e atividades, é importante que o aluno esteja atento ao ambiente virtual e ao cronograma semanal de atividades das disciplinas.

Todas as disciplinas, do Módulo Básico ao Módulo Avançado, são oferecidas nas modalidades de ensino a distância e ensino presencial. Durante o Módulo Básico, o aluno deve comparecer a apenas uma aula presencial por semana. A partir do módulo intermediário, dependendo da ênfase escolhida pelo aluno, ele terá de um a dois encontros presenciais durante a semana.

Moodle
 

Material Didático

Aulas Presenciais

Mapa do Curso

Saiba Mais Sobre os Cursos

Por que fazer um Curso Técnico em Tecnologia da Informação?

Atualmente, a área de TI é bastante valorizada, mas a procura por profissionais é maior que a sua oferta, por isso aqueles que são qualificados se tornam bem-sucedidos no mercado. Os Cursos Técnicos do IMD contribuem para o avanço da área de Tecnologia da Informação da UFRN, fomentando a formação de maneira qualificada e o interesse dos alunos nessa área, proporcionando, assim, novas oportunidades de qualificação profissional. Para quem quer trabalhar com TI, os Cursos Técnicos do IMD são excelentes iniciativas para esse percurso.

O mercado de trabalho

As oportunidades para os profissionais de TI estão entre as que mais crescem no mercado nacional e global. A diversidade de opções de formação que a UFRN oferece a partir dos Cursos Técnicos do IMD e do Bacharelado em TI permite ao aluno atuar em empresas locais e multinacionais, em diversos cargos e funções.

O perfil profissional

O profissional de TI poderá definir seu próprio perfil de acordo com as suas aptidões, os seus interesses e as oportunidades da área.

O perfil do estudante

Espera-se do aluno dos Cursos Técnicos do IMD o interesse pelas tecnologias em geral e a aplicação delas na solução de problemas relativos a pessoas e organizações. São importantes o conhecimento e o entendimento acerca do funcionamento de variadas tecnologias, como computadores, redes, sistemas operacionais, linguagens de programas, Internet, Web, entre outras, além de saber aplicá-las na construção de sistemas computacionais. Curiosidade, criatividade e capacidade de abstração são habilidades a serem desenvolvidas no curso, pois o aluno é sempre estimulado por desafios e o interesse em aprender é fundamental.

O que é o MédioTec?

O MedioTec é uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibiliza vagas em Cursos Técnicos a alunos que ainda estejam cursando o Ensino Médio, para as quais têm prioridade os estudantes matriculados em escolas públicas.

O principal objetivo do MedioTec é viabilizar a inserção do aluno no mercado de trabalho ao final do Ensino Médio, de modo a ampliar as chances de ele conseguir um emprego quando concluir a educação básica. As vagas ofertadas consideram o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e a renda.

Quem pode participar?

Alunos de 15 a 19 anos da Rede Pública Estadual regularmente matriculados no Ensino Médio ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.