Empreendedorismo | Dúvidas frequentes
Incubação FAQs
Uma incubadora de empresas é uma entidade com a finalidade de oferecer suporte a empreendedores para que possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferece infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, orientando os empreendedores sobre aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa. (Fonte: ANPROTEC: http://anprotec.org.br/site/)
Não. A Inova Metrópole é uma incubadora de empresas de base tecnológica, que recebe empresas e projetos na área de tecnologia, responsáveis por algum tipo de inovação, seja em produtos, processos, componentes ou acessórios.
Ao oferecer suporte ao empreendedor, a incubadora possibilita que o seu empreendimento tenha mais chances de ser bem-sucedido. Além de condições favoráveis de infraestrutura e capacitação dos empreendedores, as empresas – pelo fato de estarem em um espaço onde há vários empreendimentos inovadores do mesmo porte – contam com inúmeras conexões, as quais favorecem o crescimento do negócio e o acesso ao mercado. (Fonte: ANPROTEC: http://anprotec.org.br/site/)
No caso das empresas de base tecnológica, os empreendedores têm, ainda, oportunidade de acesso a universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento, com as quais muitas incubadoras mantêm vínculo. Isso ajuda a reduzir custos e riscos do processo de inovação, pois permite o acesso a laboratórios e equipamentos que exigiriam investimento elevado. (Fonte: ANPROTEC: http://anprotec.org.br/site/)
Ideias e projetos que tenham como objetivo o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores em Tecnologia da Informação.
O sistema de incubação da Inova Metrópole possui duas modalidades: a de pré-incubação e a de incubação. Na pré-incubação, a incubadora tem a função de apoiar empreendedores a transformarem ideias inovadoras em negócios. Já a incubação é a etapa em que a empresa formalizada recebe apoio da incubadora para o desenvolvimento do negócio e a sua consolidação no mercado.
O prazo de permanência na pré-incubação é de até 12 meses, prorrogáveis por até 6 meses. Já na incubação o prazo é de até 24 meses, prorrogáveis por até 12 meses. A prorrogação em ambas as etapas depende de decisão do Conselho Deliberativo da incubadora.
Sim. Desde que o CNPJ da empresa tenha no máximo 5 anos e atenda aos critérios estabelecidos pelo edital de incubação. Além disso, o seu objetivo deve ser desenvolver produtos ou processos inovadores na área de Tecnologia da Informação.
O público-alvo são empreendedores (pessoa física), individualmente ou em grupo, que tenham ideias de produtos (bens ou serviços) ou processos inovadores na área de TI e necessitem de apoio para desenvolvê-los e transformá-los em negócio. Também são apoiadas pessoas jurídicas classificadas como empresas privadas da área de TI, criadas há no máximo 60 (sessenta) meses contados até a data de inscrição, mas que necessitem de apoio para seu fortalecimento e consolidação no mercado.
Sim. Para os empreendedores que necessitam transformar uma ideia inovadora em negócio, nós oferecemos um programa chamado de PRÉ-INCUBAÇÃO. Nele, oferecemos um local de trabalho para o desenvolvimento do projeto, cursos e consultorias que visam a preparar o empreendedor para a definição do modelo de negócio, desenvolvimento da solução e primeiras vendas.
Sim. Basta entrar em contato pelo e-mail inova@imd.ufrn.br ou pelo telefone 3342-2216 (Ramal 137) e marcar um horário. Teremos prazer em recebê-lo!
Não. Qualquer pessoa que tenha uma ideia ou um produto inovador na área de Tecnologia da Informação pode se candidatar a uma vaga na incubadora.
As inscrições das propostas deverão ser realizadas através de formulário online disponível no site https://inova.imd.ufrn.br/. É preciso anexar documentos conforme previsto no edital, entre eles um projeto que contemple informações sobre o empreendimento. Para os candidatos à pré-incubação, temos três avaliações durante o ano. Fique atento para não perder o prazo! Para aqueles que já possuem uma empresa e desejam incubá-la, o nosso edital é de fluxo contínuo, ou seja, você pode se candidatar a qualquer momento e nós temos até 45 dias para avaliar sua proposta. Ao final da inscrição, é gerada uma GRU (Guia de Recolhimento da União) relativa ao pagamento da taxa de inscrição.
O processo seletivo é conduzido por uma comissão de seleção instituída pela incubadora especialmente para este fim. Os responsáveis pelas propostas inscritas serão convocados para fazer sua apresentação à comissão de seleção na forma de um PITCH de no máximo 5 minutos, seguidos de arguição.
As propostas são avaliadas nos cinco eixos do negócio. No eixo empreendedor são avaliados aspectos relacionados ao perfil, formação, disponibilidade e completude da equipe. No eixo Tecnologia, a inovação e a potencialidade de interação com a universidade. No eixo capital, a estrutura dos custos e o potencial do negócio. No eixo mercado são avaliadas a identificação dos clientes, dos fornecedores, dos concorrentes e dos parceiros; a definição do problema e a vantagem competitiva da empresa. Por fim, no eixo gestão, a estrutura organizacional do negócio.
Por meio do site da Inova Metrópole.
A Inova Metrópole oferece infraestrutura física, tecnológica e apoio negocial para o desenvolvimento de negócios inovadores em Tecnologia da Informação. Os serviços incluem:
- Pacote básico para uso do Data Center (disponibilização de servidores virtuais para apoio aos projetos de TI);
- Orientação tecnológica para desenvolvimento do produto;
- Orientação sobre propriedade intelectual, registro de patentes e transferência de tecnologia;
- Orientação empresarial através de mentorias em grupo e individualizada;
- Capacitação para os empreendedores;
- Divulgação dos empreendimentos nas diversas mídias utilizadas pela incubadora;
- Apoio à participação em eventos;
- Acesso aos serviços virtuais de Biblioteca da UFRN.
Além disso, a Inova Metrópole disponibiliza salas de reuniões, auditório com capacidade para 190 lugares, miniauditório com capacidade para 60 lugares, acesso aos laboratórios do IMD e aos demais laboratórios da UFRN.
As propostas selecionadas para pré-incubação utilizam as salas de uso compartilhado (co-working), já as empresas selecionadas para incubação utilizam salas individuais (12m2 ou 24m2, conforme a disponibilidade e necessidade da empresa). Todas as salas são equipadas com um kit básico de escritório e possuem instalações padronizadas de energia elétrica e de comunicação de dados.
Os empreendedores responsáveis por cada proposta admitida pagarão mensalmente uma taxa, estabelecida via edital, referente à participação no sistema de incubação. Essa taxa engloba todo o apoio oferecido pela incubadora no que se refere à infraestrutura física, tecnológica e ao apoio negocial. O valor da taxa de participação é bem inferior aos valores praticados no mercado para os mesmos serviços ofertados.
É a empresa que participou da etapa de incubação e atingiu a maturidade, sendo considerada apta para enfrentar o mercado.