Núcleos | nPITI

nPITI - Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação

O Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) é o Núcleo Integrador de Pesquisa do Instituto Metrópole Digital (IMD) e se destaca como um importante núcleo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua missão é promover e difundir ações de inovação tecnológica, apoiando o desenvolvimento em diferentes níveis educacionais, desde o técnico até a pós-graduação. Além das atividades internas, o núcleo está apto a atender às demandas do mercado, oferecendo desenvolvimento de soluções em TI, suporte a projetos, e promovendo intercâmbios com outras instituições e empresas.

Sendo um núcleo que conecta a universidade com profissionais do mercado de TI, o nPITI é considerado um elemento importante e inovador na UFRN. Isso se deve à sua capacidade de aumentar a interação entre a sociedade e a universidade, ao mesmo tempo em que promove a autossustentabilidade.

Infraestrutura Física

  • Área Administritativa: Gestão das atividades do núcleo.
  • Auditório: Espaço para até 80 pessoas, destinado a eventos e palestras.
  • Laboratórios Didáticos: Três laboratórios voltados para: Cursos técnicos em Automação Industrial, Eletrônica e Internet das Coisas; Bacharelado em TI; Pós-graduação em TI e áreas afins; Minicursos de capacitação.
Image 5
Image 6
Image 1
Image 2
Image 4
Image 3

Além disso, o núcleo abriga dois andares dedicados a projetos de pesquisa, com um total de nove laboratórios especializados em diversas áreas de inovação e tecnologia.

Diversidade de Áreas

O nPITI busca integrar o desenvolvimento de novas tecnologias com a aplicação dessas soluções em diversas áreas do conhecimento, promovendo a inovação tanto no ambiente acadêmico quanto no setor produtivo. Abrangendo desde software e hardware, como: robótica, conectividade, inteligência artificial, computação de alto desempenho e muito mais.

Laboratório de Prototipagem - ProtoLab

Parte da rede PotiProt de prototipagem da UFRN, oferecendo suporte a diversas iniciativas inovadoras. O conglomerado de laboratórios que integra a Rede POTIPROT responde por serviços tecnológicos de fabricação de peças e componentes mecânicos customizados, prototipagem 3D, fabricação de Placas de Circuito Impresso (PCB), apoio em desenhos mecânicos, entre outros. O laboratório de prototipagem tem como objetivo oferecer serviços e apoio a pesquisas, com ênfase no desenvolvimento de protótipos para outros laboratórios e empresas. Ele auxilia na criação de cases, execução de testes mecânicos, além de contribuir com circuitos eletrônicos e soldagem.

LANCE

Novo centro de pesquisas, o Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE), é especializado em tecnologias avançadas reunindo pesquisadores de primeira linha, parceiros da indústria e pensadores visionários para enfrentar desafios complexos e impulsionar um progresso tecnológico significativo. Suas principais áreas de atuação são: Redes de Comunicação Avançada (sem fio e móveis), Inteligência Artificial, Computação Móvel, Computação Espacial, Internet das Coisas, entre outras. Os laboratórios de pesquisa que compõem o LANCE são InovAI Lab, ReginaLab e TEAM.

Outros Laboratórios

O Laboratório de Robótica é especializado em robótica e sistemas dedicados, aplicados a diversas áreas. Suas pesquisas incluem exoesqueletos robóticos, sistemas vestíveis, tecnologias assistivas, tecnologias de reabilitação e Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). O foco principal está no desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos e em tempo real.

O Laboratório de Sistema Embarcados (LASEM) desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área temática de sistemas embarcados, mas especificamente no desenvolvimento de ferramentas e metodologias que possibilitem a concepção de sistemas embarcados de baixa até alta complexidade em tecnologia baseada em microcontroladores, microprocessadores, DSPs, FPGAs (Field Programmable Gate Array), entre outras. Tendo uma ampla área de atuação, desde de produtos tecnológicos para usuários finais, passando por soluções para a indústria até a agricultura de precisão.

O ConecteLab é um laboratório especializado em conectividade e soluções industriais. Nele, são desenvolvidas soluções de hardware e software, com ênfase na área de hardware, voltadas para tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) no contexto industrial. A principal expertise do laboratório está no desenvolvimento de hardware, na integração com IoT e na criação de soluções industriais que promovem a conectividade de dispositivos industriais, com um foco especial na automação industrial. O objetivo é fornecer soluções inovadoras para empresas, especialmente aquelas que atuam na transformação industrial, aplicando os conceitos da Indústria 4.0.

O laboratório foca em aplicar computação de alto desempenho para problemas da indústria de petróleo e gás, otimização de software para economia de energia e técnicas de processamento digital e aprendizado de máquina para aumentar a eficiência energética e espectral de redes celulares, além de melhorar a confiabilidade de redes de comunicação. Na pesquisa aplicada, o laboratório avança em áreas como geofísica de alto desempenho, computação aeroespacial tolerante a falhas, receptores GNSS paralelos, software eficiente em energia, balanceamento de carga, e técnicas de classificação automática de modulações e codificações.

O Laboratório de Instrumentalização e Microeletrônica é dedicado à pesquisa e desenvolvimento, com foco na criação de circuitos eletrônicos integrados para medição de variáveis físicas como temperatura e radiação, além do desenvolvimento de sistemas e projetos de circuitos integrados. Especializado em hardware, sistemas embarcados e no estudo de fluxos digitais, analógicos e mistos, é um dos poucos laboratórios no Rio Grande do Norte atuando na área de microeletrônica.

O LII é o principal desenvolvedor de tecnologias voltadas ao setor de indústria, produzindo softwares que integram, armazenam e demonstram dados oriundos da produção industrial, com o apoio de estudantes de graduação e pós-graduação.

Regimento

Faça aqui o download do regimento do nPITI: Baixar pdf

Outros núcleos

BioME

Conheça as atividades do Centro de Multiusuário de Bioinformática (BioME) do IMD

SETE

Conheça o Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software (SETE) do IMD