Empreendedorismo social é foco de empresa incubada na Inova Metrópole
24-03-2015 / ASCOM
Uma empresa que estimula doações para instituições e projetos sociais está em processo de incubação na Inova Metrópole, incubadora de empresas vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). De acordo com seu fundador e diretor-geral, Elias Garcia, a eDonators.com é uma plataforma de doações estimuladas voltada ao empreendedorismo social.
“Nós unimos instituições, empresas e doadores em um ambiente virtual para que elas se relacionem para se engajar em projetos sociais, movimentos de campanhas sociais. Então, a plataforma faz com que a gente desenvolva campanhas sociais em que o doador pode receber benefícios ao ajudar uma instituição”, explica Elias, comentando que a grande inovação da eDonators foi justamente trazer empresas que ofereçam benefícios aos doadores, como estímulo ao ato de doar. Esses benefícios podem ser ofertados pela própria instituição beneficiada com as doações, bem como de uma empresa parceira da incubada.
Logo ao abrir o site da eDonators, o internauta se depara com uma campanha em destaque, cujo beneficiado é o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN). Nessa campanha, aqueles que doarem R$ 30,00 recebem R$ 70,00 de desconto na compra de qualquer produto da Acqualive Group, uma empresa que trabalha com produtos de tratamento de água. Para ser doador é preciso se cadastrar no site da eDonators.
Buscando o social
A eDonators foi fundada em 2011. A empresa foi incubada no Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas (NATA/UFRN) e, na época, era voltada para o crowdfunding de uma forma geral. “Qualquer pessoa poderia cadastrar uma campanha, não era só focado em projeto social”, conta Elias Garcia.
A ideia de focar a empresa apenas em projetos sociais veio a partir de pesquisa de mercado, na qual os fundadores da eDonators verificaram que existe uma dificuldade de captação de recursos por parte de instituições sociais e também de empresas que querem apoiar projetos sociais mas não sabem como proceder. A eDonators descobriu nessa situação um nicho de mercado, e começou a atuar como mediadora entre esses grupos.
A empresa ainda é pequena. Ingressante na incubadora Inova Metrópole em dezembro de 2014, conta atualmente com quatro pessoas trabalhando. Para Elias, a Inova Metrópole contribui fortemente com a estrutura física, as diversas consultorias ofertadas pela incubadora, o apoio para eventos de divulgação da plataforma e a mão de obra, caso precise.
“Estamos em fase de testes, teste de divulgação, teste de campanha, a gente vai entrar forte em 2015 com novas campanhas, com novas empresas”, fala Elias. A expectativa da empresa é que as novas parcerias trazidas por meio da Inova Metrópole possam alavancar o seu negócio.