Investindo no futuro do país

01-04-2015 / ASCOM
Roberto Tesch, presidente da Edukar (Foto: Lucas Oliveira/IMD)

Já imaginou uma empresa que financia o estudante para ele se manter no Ensino Superior, o acompanha com orientação pessoal e profissional, cursos, palestras, com a ajuda de mentores e psicólogos? Está bom? E se o estudante só precisar pagar por esses serviços quando estiver no mercado de trabalho?

O trabalho desenvolvido pela start-up Edukar consiste basicamente nessas funções. O estudante só paga mesmo quando está empregado, em uma porcentagem calculada de acordo com seus ganhos monetários ou por parcelas fixas. O sistema funciona porque a parceria firmada entre os estudantes e a Edukar permite que, no futuro, quem ganhar mais acabe compensando quem ganhar menos.

Roberto Felipe Tesch, graduado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e presidente da Edukar, fez uma visita ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), onde conheceu a infraestrutura do instituto e apresentou sua empresa, buscando parcerias no Rio Grande do Norte. Ele nos concedeu uma entrevista, que será reproduzida na íntegra a seguir.

IMD: Qual é a missão da EDUKAR? Qual é o objetivo da empresa?

Roberto Tesch: O objetivo da EDUKAR é levar oportunidade para quem precisa de acesso ao Ensino Superior. Essa é a nossa visão, na verdade. A gente quer fazer com que, no fundo, potencial e determinação sejam suficientes para que alguém possa crescer. E hoje isso não é assim. Hoje você precisa ter um mínimo de recursos financeiros senão, por mais potencial e determinação que tenha, não consegue crescer. Então a EDUKAR montou um modelo de negócios para que as pessoas possam contar com a EDUKAR se têm potencial e determinação, e assim crescer.

IMD: O que inspirou a criação da EDUKAR?

RT: Olha, eu acho que desde o meu ambiente familiar, onde o meu pai é sociólogo, minha mãe é psicóloga, então todo mundo é da área de [Ciências] Humanas, e eu sou economista. Então acabei juntando num projeto todos esses elementos, que é querer o bem-estar social, mas também querer que esse projeto seja viável economicamente, possa crescer e escalar. A inspiração veio de dentro de casa e também de uma realidade em que as pessoas têm potencial jogado fora. Eu queria, através do desenvolvimento da EDUKAR, primeiro sanar esses anseios de bem-estar social, mas de uma forma economicamente viável, e mudar essa realidade de gente com potencial e determinação que não tem oportunidade.

IMD: O que é preciso para se inscrever na seleção da EDUKAR?

RT: O maior requisito é determinação para crescer profissionalmente. A pessoa tem que querer muito. Isso é ao mesmo tempo o ponto principal e imprescindível. Se a pessoa tem essa vontade, ela é elegível, pode se inscrever no nosso site (www.edukar.net). Qualquer pessoa pode se inscrever. Isso não quer dizer que vai avançar nas etapas de seleção.

IMD: Quantos estudantes são acompanhados pela EDUKAR?

RT: São 25. Todos foram selecionados em São Paulo e estão em diversas partes do mundo hoje. Então, a gente tem quatro estudantes nos Estados Unidos, um estudante na Europa, dois estudantes no interior [do estado de São Paulo] e o restante em São Paulo.

IMD: Em que aspectos o IMD chamou a atenção da EDUKAR?

RT: Primeiro, a estrutura física com uma infraestrutura que junta elementos muito interessantes para o crescimento. No mesmo ambiente há professores, empresas e uma estrutura física onde o potencial desses agentes pode se desenvolver. Segundo, o próprio setor em que o IMD atua, que é a tecnologia, tem uma perspectiva de ser cada vez mais importante na economia, no mercado de trabalho. Então o setor em que o IMD atua, a estrutura do instituto e o perfil de conexão com o mercado de trabalho através do empreendedorismo são três elementos que chamam a atenção no IMD.

IMD: Como a EDUKAR e o IMD podem trabalhar juntos?

RT: Retomando a missão da EDUKAR: fazer com que potencial e determinação sejam as únicas coisas necessárias. E muitas vezes as instituições têm algumas travas e não conseguem suprir algumas necessidades, por exemplo, alimentação, transporte, moradia ou cursinho. Então a EDUKAR quer fazer com que nenhum estudante deixe de frequentar o IMD por falta de condições externas, por falta de infraestrutura. Uma imagem interessante é imaginar o estudante em um barco. O barco pode ter nove furos tampados, ou seja, o IMD oferece uma super infraestrutura, professores excelentes… Só que se faltar um furinho, o barco vai afundar, que pode ser a orientação, a alimentação, moradia, transporte… Dessa forma, a EDUKAR está formatada para conseguir tampar os furos que faltam no barco do estudante e, especificamente, com coaching, apoio e recursos financeiros, dado que o IMD tem internamente uma estrutura excelente de acompanhamento, acho que o principal valor trazido pela EDUKAR é o networking para os estudantes e o acesso a recursos financeiros.