UFRN recebe placas Intel Edison em evento no NPITI

07-05-2015 / ASCOM

“O objetivo de eu vir aqui foi dizer obrigado a vocês antes de qualquer coisa”, disse Rubem Saldanha, representante da Intel Brasil nas instituições de ensino, aos professores presentes na cerimônia de entrega de placas Intel Edison doadas à UFRN pela empresa. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira no auditório do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital (NPITI/IMD/UFRN).

Rubem Saldanha fala a professores no NPITI (Foto: Lucas Oliveira/IMD)

Do total de 84 projetos submetidos à Intel em todo o Brasil, 31 partiram da UFRN, com 17 professores envolvidos. “Nenhuma universidade mandou tantos projetos e, por consequência, nenhuma receberá tantas placas quanto a UFRN”, declarou Saldanha ao divulgar o resultado da chamada. Ele havia informado que a Intel doaria 15 placas à UFRN, mas conseguiu trazer 17, uma para cada professor, porém, se dependesse dele, seria entregue uma placa por projeto.

As 17 placas Intel Edison são divididas em dois tipos: são oito placas Arduino e nove placas Breakout. Essas placas são específicas para trabalhar, por exemplo, com Internet das Coisas e Sistemas Embarcados.

Saldanha fez uma breve exposição das relações possíveis entre a Intel e as universidades e respondeu a questionamentos dos professores presentes.