Miniempresa TechMix investe em amplificador sustentável

28-07-2015 / ASCOM

Uma das mais recentes miniempresas júnior que vem desenvolvendo produtos na área da tecnologia sustentável é a TechMix. A miniempresa, composta por 22 jovens empreendedores do curso Técnico em Tecnologia da Informação da UFRN, é fruto da parceria entre o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e a Junior Achieviment, associação educativa e sem fins lucrativos que visa despertar o espírito empreendedor dos alunos, proporcionando uma visão clara de como funciona, na prática, o mundo dos negócios.

Sucesso entre os jovens, o Aumentaê é a nova maneira de ampliar o som sem a utilização de energia (Foto: Divulgação)

A TechMix é atuante no mercado há cerca de três meses e há um mês lançou o amplificador Aumentaê, produto que não utiliza energia elétrica para funcionar, além de ser feito com produtos de baixo custo e que podem ser reaproveitados, como canos e copos de plástico. “O Aumentaê é produzido com cano eletroduto (que tem menor impacto na natureza, além de ser de menor custo benefício) e copos de plásticos retráteis para amplificar o som. Antes o produto era feito com cano de esgoto, mas como era preciso pintá-lo de preto, achamos melhor utilizar o eletroduto, assim diminuímos o trabalho manual e aumentamos a produção, já que não foi mais preciso pintá-lo, pois este já era de cor preta”, frisou Arthur Albuquerque, diretor financeiro.

À esquerda Arthur Albuquerque, diretor financeiro, e à direita, Fábio Massena, presidente da TechMix.  Em menos de um mês após seu lançamento, foram vendidos mais de 200 produtos. (Foto: Tamires Olivieri / Ascom IMD)

Um dos maiores focos da miniempresa é a produção de um produto inovador voltado para a área da tecnologia, que respeite o meio ambiente, que seja acessível e prático para todos. “Ele não ocupa espaço. Quando for à praia e quiser ouvir um som é só jogar na bolsa e se molhar não quebra”, finalizou, Arthur. Segundo o presidente da TechMix, Fábio Massena, o objetivo dos seus produtos é causar o menor impacto na natureza, pois são muitos os produtos da área tecnológica que não são aliados do meio ambiente e como atualmente se discute bastante a ideia da reutilização e do “ecologicamente correto”, trabalhar com produtos dessa natureza é uma das grandes apostas para o mercado tecnológico atual. “A ideia é fazer um produto sustentável, que tenha um apelo tecnológico, daí a ideia dos copos retráteis e dos canos de PVC e eletroduto”, concluiu.

imd ufrn techmix

Como forma de divulgação, a TechMix aposta no marketing “boca a boca”, cujo produto é oferecido para os amigos, que oferecem a outros amigos, criando um vínculo e uma relação de parcerias. Além desse marketing, a empresa ainda participou de duas feiras, promovidas pela Junior Achiviement, onde puderam expor e vender os produtos. Aliado a tudo isso, a miniempresa ainda possui uma página no Facebook (facebook.com/TechMixRN), na qual são publicadas informações sobre o produto e a divulgação de promoções para alcançar o maior número de adeptos ao material.