Alunos do Metrópole Digital apresentam trabalhos no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

13-08-2015 / ASCOM

Os alunos Jales Monteiro e Rodrigo de Lima, do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), apresentarão trabalhos no Workshop de Informática na Educação, que acontece durante o IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado de 26 a 30 de outubro, em Maceió/AL.

Os trabalhos são: “Formação continuada de professores para as TIC: análise a partir dos cursos ofertados pelo NTE-Natal”, de Rodrigo R. M. de Lima e Wamberto J. F. de Lima; e “Formação inicial docente para as TDIC: análise a partir do Curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN”, de Jales A. A. Monteiro, Dennys Leite Maia, Dilberto C. Lima, Glice R. Pires, Lilian K. F. do Rêgo.

Orientados pelo professor Dennys Leite Maia, os trabalhos foram resultados da disciplina Fundamentos Pedagógicos de Informática Educacional II. O IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação acontece, paralelamente, à X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. Mais informações sobre o congresso no endereço http://ic.ufal.br/evento/cbie_laclo2015/).

Resumo dos trabalhos FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA AS TIC: ANÁLISE A PARTIR DOS CURSOS OFERTADOS PELO NTE-NATAL Rodrigo R. M. de Lima, Wamberto J. F. de Lima e Dennys Leite Maia A formação continuada de professores é fundamental para a atualização de suas práticas pedagógicas. O emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar já é uma realidade, mas se faz necessário o conhecimento dos professores para aplicá-las na educação. Na cidade do Natal/RN, essa formação é oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-Natal). Através de pesquisas bibliográficas e coleta de dados obtidos desse núcleo, foi possível analisar fatores importantes que podem servir de subsídios para o crescimento do NTE-Natal. Com este estudo, identificamos a relevância dos trabalhos realizados no NTE para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Natal no uso pedagógico das TIC. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE PARA AS TDIC: ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CENTRAL DA UFRN Jales A. A. Monteiro, Dennys Leite Maia, Dilberto C. Lima, Glice R. Pires, Lilian K. F. do Rego Abordamos no presente artigo a questão da formação inicial de professores para o uso das TDIC na educação no âmbito dos cursos presenciais de Pedagogia do Campus Central da UFRN. Por meio da análise das disciplinas a estes ofertadas no período de 2011 até o presente, pudemos perceber nos mesmos que ainda há um déficit na inserção das TDIC com enfoque pedagógico.