IMD certifica mais 60 novos técnicos em Tecnologia da Informação

04-09-2015 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) certificou 60 novos técnicos em Tecnologia da Informação, nos polos de Angicos (23) e Mossoró (37), nesta quinta-feira, 3, em solenidades realizadas, respectivamente, nos Campi da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido).

No Polo de Angicos, o IMD certificou 23 novos técnicos na ênfase Informática para Internet, em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório do Campus da UFERSA/Angicos, que contou com as presenças do professor Ivonildo Rêgo; do reitor da UFERSA, José de Arimatéia de Matos; do coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, Marcel Vinícius de Oliveira; do coordenador do Polo Angicos, professor Mateus da Silva Menezes, padrinho das turmas concluintes; e do diretor do Campus da UFERSA/Angicos, Joselito Medeiros de Freitas Cavalcante.

O professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do Instituto Metrópole Digital, se dirigiu aos alunos concluintes dos Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação, afirmando: “Hoje, nós temos aqui um momento histórico, com a primeira turma do Curso Técnico em Tecnologia da Informação no Polo de Angicos, resultado de uma parceria que foi propiciada pela UFERSA, o que mostra a importância do Campus para o processo de desenvolvimento, contribuindo significativamente para o avanço social e econômico da região”.

Ainda em seu discurso, o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, destacou a importância do curso para a região, afirmando que a Tecnologia da Informação é elemento essencial para o processo de desenvolvimento e se tornou em nosso tempo uma formação imprescindível. O curso técnico, no seu entender, é um passo importante para quem deseja continuar na carreira de TI, bem como para aqueles que não pretendem continuar, “em função do caráter que essa formação tem em relação a toda atividade humana”, justificou.

DSCN9392

Enfatizando que o Polo de Angicos é o que tem apresentado melhor desempenho, Ivonildo Rêgo destacou também o importante papel do IMD na criação de um polo de tecnologia no estado para gerar emprego e renda nessa área e, para isso, pretende continuar formando e trabalhando em conjunto com a UFERSA. “Uma soma desses esforços no trabalho de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do RN”, finalizou.

A oradora da turma, a aluna Thayse Cristina, fez um discurso emocionado, reconhecendo que foi “um longo caminho, onde muitas vezes tropeçamos, caímos, nos machucamos, mas também fomos levantados, cuidados e protegidos por pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui”.

Thayse Cristina agradeceu a todos que contribuíram para esse momento - pais, professores e amigos - e afirmou que, apesar de não ter sido muito longo (um ano e meio), o período do curso não foi uma tarefa fácil, mas “o talento, a força de vontade e a persistência nos trouxeram até aqui”, reconheceu. Ela agradeceu aos mestres, nominando Carlos Zamir, o ex-coordenador Daniel Sabino e os tutores Luana Barreto, Washington Luiz, Mateus Menezes, Alex Trindade e Luã Cardoso.

O coordenador dos Cursos Técnicos, Marcel Vinicius de Oliveira, saudou os novos técnicos, rememorando o início do IMD, quando já se pensava em fazer a interiorização dos cursos, e agradeceu o apoio da reitora Ângela Paiva e do diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, além do reitor Arimatéia, da UFERSA. Ele lembrou também do primeiro coordenador do Polo Angicos, professor Anderson Paiva.

DSCN9404

Em sua mensagem aos formandos, Marcel Oliveira afirmou: “ao concluir essa etapa, minha principal mensagem é que tenham foco. A vida vai colocar diversos empecilhos, mas nunca desistam e nem tenham medo. Tenham foco em seus objetivos”.

O coordenador dos cursos técnicos também chamou a atenção para as mudanças constantes que ocorrem na área de Tecnologia da Informação (TI), o que pressupõe uma constante atualização dos profissionais, “portanto, mantenham-se atualizados”, aconselhou. Outro conselho que ele fez questão de enfatizar diz respeito à questão ética: “estamos vivendo um momento que grita por ética e eu gostaria de lembrar que a honestidade começa com a gente”, disse reforçando que essa é uma questão muito importante na vida profissional de cada um.

O professor Mateus da Silva Menezes, que coordena o Polo Angicos há pouco meses, foi também escolhido para ser padrinho da turma. Em seu discurso, ele lembrou que esta é a primeira turma que se forma no Polo e afirmou: “vocês são pioneiros aqui. O IMD proporciona a sua primeira formação técnica e esse é o primeiro passo na direção correta, se pretendem continuar na formação técnica”.

O padrinho da turma concluinte se dirigiu ainda aos concluintes afirmando esperar que essa formação proporcione, a cada um, novas experiências e uma formação diferenciada: “Acredito que o sucesso está no caminho de vocês e espero que essa semente dê fruto em suas vidas e que daí surjam professores, doutores e empreendedores”.

O reitor da UFERSA, José de Arimatéia, encerrou a solenidade, afirmando que esse é um dos maiores exemplos de inclusão feito pelo governo federal. “Não é um curso superior, mas é muito importante para os jovens”, reforçou.

Mossoró certificou mais 38 alunos

O Polo Mossoró certificou mais 38 alunos nas ênfases em Informática para Internet, Redes de Computadores e Eletrônica, durante a solenidade realizada no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Campus Mossoró, às 15h. Também participaram o diretor do IMD, Ivonildo Rêgo, o reitor da UFERSA, José de Arimatéia de Matos, e o diretor dos Cursos Técnicos, Marcel de Oliveira, além da coordenadora do Polo Mossoró, Danielle Simone da Silva Casillo, madrinha das turmas concluintes.

O aluno Alisson George Dantas Clementino foi o orador das turmas concluintes. Ele reconheceu o trabalho dos mestres na transmissão de conhecimentos, lembrando que muitos desistiram no caminho, mas aqueles que persistiram farão parte agora de um seleto grupo, reforçando: “Não nos intimidemos. Somos profissionais e estamos habilitados a assumir posições em que muitos podem se espelhar em nós. Façamos a diferença”.

Em seguida, a aluna Maria Luzia Silva de Carvalho fez o juramento protocolar, seguido de entrega dos certificados aos concluintes.

DSC09253

O professor Marcel Oliveira fez a sua saudação historiando a criação do IMD e sua implantação em Mossoró, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para esse feito, inclusive a parceria com a UFERSA, e reforçou aos novos técnicos a necessidade de trabalharem com coragem, observando as frequentes atualizações da área de TI e a necessidade de serem éticos na profissão que escolheram.

Danielle Simone da Silva Castillo saudou os novos técnicos, afirmando que, “com certeza vocês estão saindo daqui melhores do que entraram. Tenho certeza de que aprender, lutar, buscar, cair, levantar, sonhar, farão parte da vida de vocês. Acredito que cada um tenha plena consciência de suas missões”.

DSC09267

O diretor José Ivonildo do Rêgo, após os cumprimentos de praxe, reforçou a importância do IMD para o desenvolvimento do estado. Essa é uma área em que o desenvolvimento influencia todos os outros campos, pois ninguém pode descartar o uso da tecnologia no seu cotidiano, afirmou. Ele também falou da importância de se aliar a parceiros que tenham essa mesma ideia, como a UFERSA, parceria que, no seu entender, deu muito certo.

O reitor José de Arimatéia também considera importante essa parceria e cogitou em aumentá-la, lembrando que hoje a Universidade do Semiárido tem também um Bacharelado de Tecnologia da Informação. E aconselhando os formandos, disse: “espero que vocês não sejam apenas profissionais, mas continuem estudando”, disse lembrando que alguns desses alunos hoje já ingressaram na UFRN ou na UFERSA.

Outras Notícias