O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) realiza nos dias 29 e 30 de outubro, o II Workshop sobre Cidades Inteligentes, no auditório B205. O evento reunirá pesquisadores, profissionais e gestores públicos que atuam nas áreas, ancoradas em aspectos do desenvolvimento sustentável urbano.
Segundo o coordenador do workshop, professor Frederico Lopes, este ano terá um formato diferente da edição anterior, a começar pela realização em dois dias. O primeiro dia está reservado para palestras (uma internacional e duas nacionais) e uma mesa redonda, já o segundo dia será dedicado à apresentação sobre as iniciativas do IMD na linha de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED/RN) e Prefeitura Municipal do Natal.
“Além disso, abriremos espaço para que outros grupos interessados no contexto de Cidades Inteligentes apresentem suas iniciativas e resultados. Por fim, será apresentada ao público a proposta do Instituto Nacional de Estudos em Cidades Inteligentes (INECI), que objetiva congregar pesquisadores e profissionais com experiência teórica e prática em áreas associadas aos grandes desafios científicos e tecnológicos em cidades inteligentes”, afirmou Fred.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente 3,3 bilhões de pessoas vivem em ambientes urbanos, e projeções para 2025 apontam que 60% da população mundial viverá em cidades. Esse crescente cenário de migração da população para ambientes urbanos cria desafios adicionais para autoridades governamentais. A grande questão a ser enfrentada é justamente como garantir urbanização sustentável associada ao progresso econômico e social.
Face à importância do tema, o workshop irá debater novas estratégias para governança a partir de soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em áreas diversas, tais como educação, saúde, segurança pública, transporte, uso racional de recursos, logística reversa de produtos e desenvolvimento sustentável.
A palestra de abertura, no dia 29 às 9h, será ministrada pelo professor Álvaro de Oliveira (Aalto University, Finlândia), que falará sobre “Cidades Inteligentes e Humanas”. Em seguida, o professor Paulo de Figueiredo Pires (DCC/IM/UFRJ) abordará sobre “EcoDiF: Infraestrutura para o Desenvolvimento e Execução de Aplicações IoT”.
Ainda no dia 29,no período da tarde haverá uma palestra com a professora Bernadette Farias Lóscio (UFPE), sobre “Publicação de Dados Abertos: Boas Práticas e Lições Aprendidas”, seguida da mesa-redonda “Promovendo o Empreendedorismo em Cidades Inteligentes através de Dados Abertos
”, mediada pelo professor Gibeon Soares de Aquino Junior (DIMAp-UFRNl), com participação dos professores Álvaro de Oliveira (Aalto University, Finlândia) e Bernadette Farias Lóscio (CIn-UFPE) e da arquiteta Maria Virginia Ferreira Lopes (SEPLAN, Prefeitura do Natal).
No dia 30, às 9h, haverá apresentação da iniciativa Natal Cidade Inteligente e durante todo o dia haverá apresentação de visões em Cidades inteligentes sob as perspectivas da Infraestrutura, Big Data e Open Data, Cidades Humanas e Sociais e Aplicações, encerrando com trabalhos em grupos de discussão.
Os interessados em participar do Workshop sobre Cidades Inteligentes têm até às 23h59 do dia 27 para realizar sua inscrição (
http://desenvolvimento.imd.ufrn.br/eventos/inscricao/realizarInscricao.php?id=561d6141a568a), que será gratuita, porém com o número de vagas limitado. Clique na imagem abaixo para fazer a sua inscrição:
A programação pode ser conferida neste link: <
http://smartmetropolis.imd.ufrn.br/workshops/2015/>.