O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) está organizando o I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação – EpoGames 2015, que será realizado de 7 a 18 de dezembro, na sede do IMD. Na programação constam oficinas da Hora do Código, minicursos, apresentações de trabalhos, mesas-redondas e palestras com pesquisadores e empresários de renome nacional. Além disso, o evento propõe duas competições: o Desafio Games & Educação e um Festival de Jogos.
O
EPoGames é um evento criado em 2015 a partir da congregação de três eventos: Movimento Internacional da Hora do Código 2015; 3º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos/RN 2015); e o 2º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB 2015).
As inscrições, abertas no site http://epogames.imd.ufrn.br/, podem ser realizadas de duas formas: Oficinas da Hora do Código que acontecerão de 7 a 12 de dezembro e são abertas ao público em geral; Workshops e Minicursos que acontecerão de 14 a 18 de dezembro. Além disso, há uma chamada para submissão de trabalhos em formato de artigos ou de jogos desenvolvidos. Os artigos devem ter, pelo menos, um dos autores inscritos nos Workshops, de forma que permita a sua publicação nos anais do evento. A inscrição nos Workshops dará direto à participação em todas as atividades dos dias 17 e 18 de dezembro.
A Hora do Código é um movimento internacional, organizado pela Code.org, no qual mais 100 milhões de pessoas de 4 a 104 anos já participaram em todo o mundo e que neste ano realiza sua 2ª edição no Brasil. Segundo Charles Madeira, esse movimento se dedica a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de pessoas, através da realização de oficinas lúdicas, visando desmistificar a programação de computadores e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos da ciência da computação, independentemente de qual seja ou venha a ser a sua profissão.
O WJogos-RN é um evento local que completa 3 anos congregando a comunidade norte-riograndense interessada nas mais variadas áreas, necessárias ao desenvolvimento de jogos digitais, como computação, artes, design, música, educação e demais áreas do conhecimento.
O WPJDEB é um evento local que está em sua 2ª edição, reunindo a comunidade do estado interessada no desenvolvimento e uso de jogos digitais de cunho pedagógico-educacional. Esse evento tem como objetivo debater as experiências, perspectivas e desafios do ensino de programação de jogos digitais nas escolas do ensino básico.
Segundo o coordenador do EPoGames, professor Charles Madeira, “ele se torna, assim, o principal evento do Rio Grande do Norte voltado ao estudo do desenvolvimento e do uso de jogos digitais e mídia digital interativa”. Ele explicou que se trata de um evento de caráter interdisciplinar, cujo objetivo principal é reunir estudantes e profissionais interessados na área de jogos, visando o entretenimento e/ou educação, a fim de impulsionar a criação de uma cultura na área no estado do RN.
Com um viés acadêmico, mas procurando promover o empreendedorismo, “o EPoGames é interdisciplinar, envolvendo profissionais de computação, artes, design, música, educação, psicologia, saúde e demais áreas que fazem uso de jogos digitais como ferramenta de transformação individual e social”, afirmou.
Informações mais detalhadas podem ser encontradas em
http://epogames.imd.ufrn.br/
https://www.youtube.com/watch?v=tKrorxHjhQY