Começou nesta terça-feira, 15, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o 2º Seminário de Integração do Bacharelado Interdisciplinar, o SeIntegraBTI. A abertura do evento ocorreu no auditório B206 e contou com a presença do diretor, José Ivonildo do Rêgo, e de funcionários de várias áreas do IMD/UFRN.
Na abertura o professor Ivonildo Rêgo deu as boas-vindas e ressaltou que no IMD estavam construindo um modelo de bacharelado sem qualquer referência externa ao Instituto, e que eram necessários esses espaços de integração para avaliar e corrigir, permanentemente, até chegar a um modelo ideal de bacharelado interdisciplinar
Em seguida, aconteceram as apresentações dos integrantes da mesa-redonda, mediada pelo professor Dennys Leite, abordando temas relevantes para a discussão dos caminhos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) no IMD.
O bacharelado interdisciplinar foi o tema da apresentação do primeiro convidado da mesa-redonda, o professor Lucélio Dantas, que buscou explicar o que é um bacharelado interdisciplinar, como é estruturado e destacou a importância da flexibilização e autonomia dos alunos e docentes do BTI. Ele também avaliou quais eram as propostas de um bacharelado interdisciplinar e suas principais características.
O professor Ivonildo Rêgo também participou da mesa-redonda, falando sobre o papel do docente no BTI, reafirmando que “o IMD é um espaço de inovação e de abertura para construir novas formas de ensino aprendizagem ou melhorar as já existentes”. Ainda enfatizou a necessidade de criar um ambiente de liberdade no ensino-aprendizagem e a presença constante do Instituto para avaliar e direcionar as atividades docentes.
Para finalizar o momento das apresentações da mesa, o professor Daniel Sabino, coordenador do BTI, mostrou em sua fala dados estatísticos que possibilitam traçar um perfil do aluno do BTI. Entre os dados estavam índices sobre a permanência dos alunos no curso, as aprovações, as ênfases e as expectativas das turmas.
O seminário continua até esta quarta-feira, 16, com debates de grupos de avaliação e planejamento dos componentes curriculares e as apresentações desses grupos.