Simpósio Norte-Nordeste de Bioinformática inaugura supercomputador no IMD

08-03-2016 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) está organizando o Simpósio Norte-Nordeste de BioInformática, que acontece entre os dias 16 e 20 de março, evento que marcará a inauguração do Supercomputador instalado no IMD, que servirá de ferramenta para pesquisas com simulação de larga escala, beneficiando toda a comunidade científica da UFRN.

O simpósio será realizado no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), constando em sua programação o lançamento das atividades do Programa de Pós-graduação em Bioinformática, aprovado recentemente pela CAPES com conceito 5.

A conferência de abertura será proferida pelo professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do IMD, e contará com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz. Outras conferências serão ministradas por professores da UFRN e de outras instituições de ensino da região (UFPA, UFPB, UFPE), além da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Está prevista, também, a apresentação de trabalhos dos participantes; uma mesa-redonda que abordará o tema: "Formação de recursos humanos em Bioinformática"; uma Maratona de Bioinformática Hackthon, cujo objetivo é aplicar a estrutura de supercomputação na resolução de problemas biológicos relevantes, além de um treinamento da Intel, envolvendo os participantes do evento.

Supercomputador

O supercomputador possui 2.176 núcleos de processamento; 8.701 Gigabytes de memória RAM; 2 redes de interconexão Infiniband FDR, totalizando 108 Gigabytes/s de banda para comunicação entre os núcleos; e sistemas de arquivos paralelo LUSTRE com 60 Terabytes. Toda essa configuração facilitará a comunicação entre os muitos dados ao mesmo tempo e a uma velocidade rápida, acelerando para algumas horas processamentos que em computadores normais demorariam anos.