Resíduos eletrônicos será tema de palestra no IMD

09-09-2014 / ASCOM

O projeto Exposições Itinerantes e Interativas, da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) / Superintendência de Infraestrutura (SIN/UFRN), traz para o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) uma apresentação em formato Stand Up Comedy sobre resíduos eletrônicos. O evento acontecerá no dia 12 de setembro de 2014, às 9h, no auditório B321 do CIVT, conduzido pelo diretor de Meio Ambiente da SIN, engenheiro Hérbete Davi, que também fará uma palestra sobre a DMA.

O projeto tem como objetivo principal a promoção de campanhas que visam contribuir para a educação ambiental da comunidade universitária. A cada ano, é destacado um tema específico. Em 2014, foi escolhida a temática de resíduos eletrônicos, com a justificativa de que a aliança da tecnologia com o consumo desenfreado tem causado danos ao meio ambiente e à saúde humana.

A importância da divulgação e do debate desse assunto com a comunidade universitária surge da atenção dada a essa causa por empresas e instituições a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da implementação da Logística Reversa.

Abordagens

Um dos painéis da exposição aborda iniciativas e projetos dentro da universidade que trabalhem com a problemática dos resíduos eletrônicos. Outras questões abordadas são os pontos específicos da legislação, o cenário atual de produção de aparelhos eletrônicos e do destino dos resíduos eletrônicos no Brasil e no mundo, e as práticas que as pessoas podem adotar no cotidiano para inibir o consumo desenfreado.

O projeto Exposições Itinerantes e Interativas foi lançado durante a Semana de Meio Ambiente, em junho, e vem percorrendo vários setores do Campus Central da UFRN.

Outras informações podem ser adquiridas acessando o Portal de Meio Ambiente da UFRN e a fanpage da DMA no Facebook.