Página do NPAD recebe solicitação de contas para o uso do supercomputador

12-04-2016 / ASCOM
Está no ar a página do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho – NPAD (npad.imd.ufrn.br), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que permite aos pesquisadores da UFRN a possibilidade de solicitar a criação de contas para o uso do supercomputador. O NPAD tem como missão aumentar a capacidade, disponibilidade e a universalidade da supercomputação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da gerência eficiente desse tipo de recurso e da promoção de treinamento e consultoria especializada aos pesquisadores. Qualquer docente da UFRN poderá solicitar sua conta no NPAD como Coordenador de Pesquisa. Outros pesquisadores poderão acessar como colaboradores, desde que tenham a anuência de um Coordenador de Pesquisa, que deverá se declarar corresponsável pelas ações de seu colaborador. Para isso, devem acessar o endereço npad.imd.ufrn.br, clicar no menu “Ajuda e Documentação”, seguida de “Primeiros Passos”, sendo então disponibilizadas todas as informações necessárias. Além de permitir a universalização do acesso à supercomputação, o NPAD expandirá a capacidade de pesquisas avançadas que necessitam de poder computacional de larga escala para obtenção de resultados em tempo hábil.