Parque Tecnológico Metrópole Digital é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal do Natal

14-04-2016 / ASCOM

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participa nesta sexta-feira, 15, às 9h30, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal do Natal, para discutir o tema “Parque Tecnológico Metrópole Digital”.

O Parque Tecnológico Metrópole Digital é uma proposta do Instituto Metrópole Digital, cuja missão é fomentar a criação de um polo de desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI) no estado do Rio Grande do Norte, levando em consideração que a TI é uma área estratégica para a inovação e o desenvolvimento econômico e social do país.

Resultado de esforços conjuntos entre IMD, Prefeitura Municipal do Natal e SEBRAE-RN, foi elaborado um projeto de lei complementar, já encaminhado à Câmara do Natal, que dispõe sobre a criação de uma área especial, denominada Parque Tecnológico de Natal, e sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) que se disponham a se instalar nessa área.

Essa área especial inclui parte das avenidas Amintas Barros, Engenheiro Roberto Freire e Senador Salgado Filho e as ruas Cel. Auris Coelho, Djalma Maranhão, Solon de Medeiros Galvão, Leôncio Etelvino de Medeiros, Ataulfo Alves, Frei Henrique de Coimbra, Raimundo Chaves, além do parque das Dunas e do Anel Viário do Campus Universitário.

Segundo o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, o grande desafio desse projeto é unir a academia, o governo e o setor privado.

O conceito de Parque Tecnológico remete a uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica e, à medida que compartilham esse mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios econômicos em comum para a sociedade.