Mais de 200 pessoas estão participando do I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), aberto na noite desta segunda-feira, 23, no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN). Os participantes – professores, estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas na informática como apoio ao ensino e à aprendizagem - são representantes de instituições de oito dos nove estados nordestinos, assim como de alguns estados da região sul do país.
O evento conta com apresentação de 68 trabalhos, selecionados entre os 103 inscritos, que constam de comunicações orais (44), pôsteres (10), softwares e objetos de aprendizagem (5) e minicursos ((9). O seu objetivo é propiciar a troca de ideias sobre práticas e pesquisas, buscando compreender, melhorar e ampliar o uso da informática nos processos de ensino e de aprendizagem, considerando, particularmente, os contextos específicos da região Nordeste.
Abertura
Precedida de apresentação do Quarteto de Trompas da Escola de Música da UFRN, “Allegro Horns”, a abertura do evento contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa da UFRN, Valter Fernandes Júnior (representando a reitora Ângela Paiva); do diretor do IMD, José Ivonildo do Rêgo; da secretária Municipal de Educação, Justina Iva; dos coordenadores do evento, professores Isabel Nunes e Dennys Leite; assim como de representantes de outros segmentos da UFRN, professores e estudantes congressistas.
O professor Dennys Leite fez a saudação aos congressistas, afirmando que o “ Ctrl+E inicia um caminho para o qual busca ser um passo inicial de um trajeto que resulte em nossas parcerias, projetos, produções e práticas educacionais apoiadas em tecnologia e metodologias, seja no âmbito da educação formal, não formal ou informal”.
O coordenador enfatizou, ainda, que o evento busca fornecer uma oportunidade ímpar para o exercício de etapas fundamentais de estudo, diálogo e reflexão voltados a propiciar um uso profícuo das tecnologias em favor da efetiva melhoria da educação.
O professor José Ivonildo do Rêgo fez a apresentação do IMD aos congressistas, lembrando que o IMD começou como um projeto estratégico da UFRN e hoje é uma Unidade Especializada, cuja preocupação maior é com a inovação, o empreendedorismo, a inclusão e a multidisciplinaridade. O IMD, ressalvou, hoje tem trabalhado com afinco para a criação de um polo de tecnologia da informação no Estado do Rio Grande do Norte.
O diretor do IMD concluiu sua apresentação, afirmando que o Instituto quer estabelecer parcerias e cooperações para a construção na região Nordeste de um espaço de reflexão e de construções, e instrumentos que avancem nas novas tecnologias e, sobretudo, na educação.
O pró-reitor de Pesquisa, Valter Fernandes também saudou os congressistas, ressalvando ser este um momento especial para a universidade, pois com isso “podemos constatar a importância da informática para a educação”. O pró-reitor destacou também o papel do IMD, que ele chamou de “uma grande locomotiva de inovação e empreendedorismo”.
Fala do pró-reitor de Pesquisa, Valter Fernandes[/caption]
O Ctrl+E continua até esta quarta-feira, 25, com uma extensa programação e culminando com uma palestra de encerramento, às 10h, sobre “Os sentidos da tecnologia da informação na experiência educativa e design de práticas educativas inovadoras”, que será ministrada pelo professor Alex Sandro Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco.
Fotos: José Júnior