Alunos do Bacharelado de Tecnologia da Informação são premiados no Ctrl+E

03-06-2016 / ASCOM

O Congresso Regional sobre Tecnologias da Educação (Ctrl+E), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, premiou alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), na categoria Mostra de Software Educativo e Objeto de Aprendizado. Os alunos conseguiram o primeiro e terceiro lugares e os produtos apresentados foram desenvolvidos em disciplinas da ênfase de Tecnologia Educacional.

_MG_3014

O primeiro lugar ficou com o trabalho “Software Educativo Brincálculo”, desenvolvido de forma colaborativa entre alunos e professores de Pedagogia e Tecnologia da Informação. Os autores do software premiado são: Amanda Maria Oliveira, Fabiana Marinheiro, Isis Ramona Cunha, Maria Clara Pereira e Renan Kimura, sob orientação do professor Dennys Leite.

Trata-se de um software que pretende auxiliar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e se caracteriza pelo uso de operações matemáticas aditivas e multiplicativas em três atividades que exploram o contexto de brinquedos clássicos.

_MG_3359

O Objeto de Aprendizado que ficou com o terceiro lugar foi o jogo educativo “ReaPG”, de autoria dos alunos Maria Clara Pereira, Pedro Manoel Queiros, Rodolfo Carvalho, Weksley Cavalcante, qu e também tem a orientação do professor Dennys Leite.

_MG_3355

ReaPG é um jogo digital de Role Playing Game (RPG), licenciado sob Creative Commons, para explorar o conceito de Recurso Educacional Aberto (REA). Utiliza a metáfora de uma escola, onde o personagem do jogo, ao interagir com diferentes pessoas e espaços, é apresentado a conceitos de Cultura Livre. Os autores do jogo esperam que as experiências e as ideias apresentadas nele contribuam para a difusão dos ideais dos movimentos de Software Livre e Cultura Livre.

Ambos projetos são frutos da disciplina “Tópicos Especiais em Informática Educacional: Software Livre, Educação e Cultura”, sendo o primeiro integrado também na disciplina “Processo de desenvolvimento de software educacional”. Além dos alunos autores, outros alunos colaboraram para os projetos.