Incubadora Inova Metrópole comemora três anos de sucesso e consolidação do trabalho

08-08-2016 / ASCOM
A Incubadora de empresa Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está completando três anos e comemora os frutos do trabalho, contabilizando cerca de 70 empreendimentos (entre incubadas e pré-incubadas) apoiados, além de um faturamento de cerca de R$ 27 milhões, acumulados nesse período. Anderson Cruz, gerente executivo da Inova, explica que esse resultado é considerado muito bom, pois enquanto empresas da mesma área, fora da Inova, registraram um aumento no faturamento em torno de 30%, “nós crescemos 45% em relação a 2104”, disse ele. A Inova Metrópole, criada em 23 de julho de 2013, surgiu com a proposta de levar o conhecimento produzido em sala de aula e em laboratórios para a sociedade. Foi a partir de um projeto de pesquisa chamado NATA, com o intuito de apoiar esses projetos de forma a concretizá-los como negócio para a sociedade, explicou Anderson. O primeiro edital de seleção aconteceu em 2013, quando foram selecionadas 7 empresas, uma das quais já foi graduada (SIG Software e Consultoria em TI) e quatro estão sendo graduadas (indo para mercado) no próximo mês de outubro. Essas empresas, segundo o gerente da Inova, têm até 3 anos para se graduar. “A gente faz avaliação contínua da empresa e ela pode se graduar num menor espaço de tempo”, esclareceu. Desde que foi criada, a Inova Metrópole tem em torno de 10 empresas incubadas e 10 pré-incubadas, mas nesse ano de 2016 houve um aumento considerável ao atender um total de 47 empresas, o que ele considera um reflexo do trabalho no fomento da cultura do empreendedorismo e da inovação desenvolvido na Incubadora, bem como o sucesso das empresas já incubadas. O fomento de empresas é realizado através de palestras, debates e workshops que acontecem durante todo o ano. Além disso, a Inova faz qualificação do que está no processo de incubação e pré-incubação, enfatizou. No processo da pré-incubação, a Inova passa o conhecimento através de framework (desenvolvido pela Inova, tendo como base as principais metodologias relacionadas a startups no mundo inteiro), que ensina como transformar uma ideia em negócio de forma mais segura. Além disso, tem um programa de desenvolvimento empresarial e um conjunto de qualificações e consultorias em todas as dimensões do negócio, com duração de dois anos. A Inova Metrópole trabalha de forma cooperativa com outras entidades, como o Sebrae/RN, Liga de Empreendedorismo Potiguar e Jerimum Valey. Às incubadas e pré-incubadas, oferece apoio negocial e infraestrutura física e tecnológica. E segundo Anderson Cruz, as empresas vem conseguindo, de forma crescente, bons resultados com faturamentos das empresas. No primeiro ano (2014) conseguiu um resultado em torno de R$ 11 milhões e em 2015 esse faturamento passou para R$ 16 milhões. Anderson Cruz destaca a importância do trabalho de uma incubadora dentro de uma universidade, afirmando que esse é o modo pelo qual “ a universidade consegue transformar ensino e pesquisa em desenvolvimento econômico, social e humano, por meio da empregabilidade e inovação”. São mais de 200 empregos gerados de maneira direta pelas incubadas na Inova, informou ele.