IMD realiza solenidade de colação de grau da segunda turma do BTI

16-08-2016 / ASCOM
NullPointer” é o nome da segunda turma concluinte do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que colou grau na noite desta segunda-feira, 15, em solenidade realizada no auditório (B205) do IMD, sob a presidência do professor José Ivonildo do Rêgo. DSCN7031 Colaram grau 8 alunos, que tiveram como paraninfo o professor Marcel de Oliveira, coordenador dos cursos técnicos do IMD, e o professor Anderson Paiva Cruz, como patrono, que participaram da mesa diretora, juntamente com o diretor de Ensino do IMD, Daniel Sabino, e o coordenador do BTI, Gustavo Girão. O orador da turma foi o aluno Cephas Barreto. Diante de um auditório superlotado, o orador da turma, aluno Cephas Barreto fez um discurso inovador e irreverente, começando por reconhecer que “somos sonhadores” e afirmando que “o sonho de concluir um curso superior é, ainda para muitos no nosso país, uma realidade distante”. DSCN6974 Cefhas Barreto também reconheceu que esse “sonho” foi possível graças ao projeto Metrópole, no seu entender muito bem conduzido pelo professor Ivonildo Rêgo, e a um corpo docente relativamente jovem e “de uma qualidade absurda”, que ele classificou de contexto incomum. Ele agradeceu, nominalmente, aos 34 professores homenageados pela turma, destacando a característica de cada um deles, considerando-os pessoas especiais. Também fez alusão a cada um dos formandos, destacando um ligeiro perfil dos colegas. E concluindo seu discurso, afirmou: “ Pensar tecnologia é, em grande parte, sonhar como um NullPointer ou Ponteiro nulo, afinal estamos tentando ir para um caminho que ainda não conhecemos. Hoje, colamos grau como turma de bacharelado e isso não nos eleva em nada. Apenas deve nos fazer pessoas melhores, que sonham apontando para o horizonte e não para o próprio umbigo”. Homenageado DSCN6987 O Paraninfo da turma concluinte, professor Marcel Oliveira, usando como exemplo a Teoria de Darwin, afirmou que “de todos os ingressantes no Bacharelado em Tecnologia da Informação, hoje encontram-se aqui estes 8 sobreviventes que se tornaram, na teoria de Darwin, indivíduos mais aptos ao meio”. Marcel Oliveira afirmou, ainda, que todas as dificuldades “enfrentadas durante este curso, os tornaram homens e mulheres mais fortes e conscientes de que na busca de um sonho, seja ele qual for, devemos nos doar por completo, superando todas as dificuldades que, com certeza, aparecerão”. O paraninfo alertou ainda os formandos para a responsabilidade com a ética e o desenvolvimento social, missão desafiadora para mudar esse país. E completou: mas “nunca desistam de seus sonhos. Acordem pensando neles, durmam pensando neles e vivam buscando eles. Lembrem-se sempre para onde vocês desejam ir. E, nesse percurso, vivam intensamente cada segundo de suas vidas”. DSCN7007 O professor José Ivonildo Rêgo que, na condição de diretor do IMD e representando a reitora Ângela Paiva Cruz, outorgou o grau de bacharel aos formandos, fez uma saudação especial aos concluintes e suas respectivas famílias. Lembrou o trabalho incessante para transformar o Instituto Metrópole Digital no que ele é hoje, reafirmando o seu objetivo de fomentar no estado do Rio Grande do Norte um polo de tecnologia, “aproveitando o conhecimento para gerar emprego e desenvolvimento para o estado”. No IMD, frisou Ivonildo Rêgo, há preocupação com todos os níveis de ensino, do garoto de 13 a 14 anos que participa do Programa Talento Metrópole, até a geração que está interessada em montar seu negócio nas incubadoras.   DSCN6982   Em seu discurso, o diretor do IMD falou também sobre o projeto do Parque Tecnológico Metrópole Digital e do propósito de “pegar o conhecimento gerado na Universidade e transformar em perspectivas para o nosso jovem”.
Sabemos que a tecnologia da informação está presente em todos os segmentos da sociedade”, completou.
    Assista à solenidade de colação de grau num vídeo completo, através desse link: https://youtu.be/weRICp_5tGg