IMD realiza certificação da terceira turma concluinte dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação

30-08-2016 / ASCOM
Colação de grau dos cursos técnicos O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) realizou na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da reitoria, a solenidade de certificação da turma concluinte 2016 dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação. Receberam a certificação 37 dos 55 alunos concluintes dos cursos técnicos, nas habilitações de Automação Industrial, Eletrônica, Informática para Internet, Redes de Computadores e o primeiro aluno concluinte da habilitação Programação de Jogos Digitais. A solenidade foi presidida pelo professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do Instituto Metrópole Digital e contou, na composição da mesa, com as presenças dos professores Daniel Sabino de Araújo, coordenador de Ensino, e Marcel Vinicius Medeiros de Oliveira, coordenador dos cursos técnicos. IMG_7569 O orador da turma concluinte, Rodrigo Tavares Pinheiro de Medeiros afirmou, em seu discurso, que o curso técnico do IMD estimula os seus alunos à proatividade, autonomia, a buscar conhecimentos de forma colaborativa e a gerenciar seu tempo. Ele agradeceu o apoio dos colegas, monitores, supervisores e a contribuição da família, que lhes permitiram chegar até aqui. “Quando iniciei o curso, imaginava conhecer melhor sobre o mundo das tecnologias, mas hoje vejo que aprendemos muito mais”, afirmou Rodrigo, lembrando a oportunidade que o IMD dá para o aluno entrar no curso superior sem precisar passar pelo Enem. Ele citou o exemplo de um cadeirante, cujas notas durante o curso lhes permitiram entrar num curso superior, nessas condições, ou seja, sem passar pelo Enem. O coordenador dos cursos técnicos, Marcel Oliveira fez a saudação aos alunos concluintes, lembrando as horas de estudo, os mais de dois mil exercícios on line, 800 horas presenciais, que fizeram os concluintes chegarem até esse momento. O IMD, afirmou, trabalha com muito carinho, em busca do melhor, “ e os melhores são vocês”.   Colação de grau dos cursos técnicos Marcel alertou também que essa área de formação requer formação contínua e “ e nós temos uma gama de formação, da graduação até a pós-graduação (doutorado) e temos também oportunidade de empreendedorismo”. E concluiu afirmando: “ façam o que gostam, façam com ética e façam o melhor. Se seguirem essas três direções vocês vão conseguir o melhor”.       O professor Ivonildo Rêgo, diretor do IMD e último a discursar, parabenizou os formandos e os seus familiares e afirmou que os cursos técnicos estão na base do Instituto, que nasceu com o início do projeto Metrópole Digital, “hoje uma referência em nosso estado”.   Ivonildo também ressaltou a importância da tecnologia da informação na vida de cada um e das pessoas de um modo geral, afirmando que ela está presente em tudo que fazemos hoje. “Sabemos que alguns concluintes seguirão outras profissões, mas esse conhecimento é fundamental, independente das profissões que vocês escolherem”, afirmou o diretor do IMD, para quem é imprescindível o domínio mínimo da tecnologia da informação em qualquer área do conhecimento. Sobre o IMD, ele falou da sua estrutura, dos seus projetos e programas e do esforço que está sendo feito para instalação de um polo de tecnologia e inovação na cidade e destacou a preocupação do Instituto com a inclusão digital. “Nós queremos que o maior número de pessoas tenha aceso à tecnologia da informação”, afirmou.