IMD certifica 59 novos técnicos em Tecnologia da Informação

21-09-2016 / ASCOM
Formandos de Angicos O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) certificou 59 novos concluintes dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação, no último dia 15 de setembro, nos polos IMD de Angicos e Mossoró. No Polo de Angicos a solenidade aconteceu às 9h30, no auditório do Campus da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), com a entrega de certificados a 20 concluintes, da segunda turma do curso técnico em Tecnologia da Informação, das ênfases Informática para Internet e Rede de Computadores. _MG_9178Angicos Fizeram parte da mesa diretora o professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do IMD; o reitor da UFERSA, José Arimatéia de Matos; o professor Marcel Vinicius de Oliveira, coordenador dos cursos técnicos; e o professor Francisco de Assis Pereira de Vasconcelos, coordenado do curso técnico do Polo Angicos. Após o canto do Hino nacional, a aluna Jéssica de Souza Barbalho fez o juramento protocolar, seguido da entrega dos certificados aos concluintes. O professor Marcel de Oliveira cumprimentou os concluintes, lembrando os 60 encontros presenciais, as 800 horas de disciplinas e 400 horas de atividades, sem contar os estudos extra-classe, que fizeram os alunos chegarem até esse momento. Segundo ele, tudo que o IMD fez, foi com muito carinho, “ em busca do melhor e nós oferecemos, ainda, oportunidade de continuar nos estudos, ofertando cursos de graduação e pós-graduação”, lembrou. O professor Francisco de Assis fez a saudação aos novos técnicos, lembrando sua trajetória profissional, até chegar a coordenador do curso, em Angicos, e aconselhou aos novos formandos: “sejam gentis e tolerantes”. O diretor do IMD, José Ivonildo Rêgo destacou, de início, a parceria com a UFERSA e, se dirigindo aos concluintes, afirmou que esse momento era um passo importante para a carreira de cada um deles e que essa formação é importante tanto para aqueles que abraçam a profissão, como para aqueles que vão trilhar outros caminhos.   _MG_9132Angicos   “Tecnologia da Informação é importante no cotidiano de todos nós e é nessa ótica que os cursos técnicos trabalham”, afirmou. Essa formação fará a diferença para a vida profissional e de cidadão de cada um de vocês, disse ainda Ivonildo. O reitor da UFERSA, José Arimatéia também saudou os concluintes e lembrou que há quem diga que, nesses momentos e emoção dos pais é maior do que a emoção dos filhos, e destacando a importância do curso na formação deles, disse: “não se trata apenas de um certificado. É um certificado de um instituto, dentro de uma universidade pública e de qualidade como é a UFRN”.   Mossoró Formandos de Mossoró Em Mossoró a solenidade aconteceu às 15h, quando o IMD certificou 39 concluintes, nas habilitações Eletrônica, Informática para Internet e Redes de Computadores. A mesa estava composta pelo diretor Ivonildo Rêgo; reitor Arimateia de Matos; o professor Marcel Vinicius de Oliveira (coordenador dos cursos técnicos); e a professora Daniele Simone da Silva, coordenadora do Polo Mossoró do IMD. Orador da turma O aluno Alex Rafael de Freitas Gomes, o orador da turma concluinte, agradeceu o apoio dos familiares e afirmou que “ temos que acreditar que somos capazes. Se chegamos até aqui, poderemos ir mais longe”. E, ao final, parafraseou o poeta Fernando Pessoa: “ Não sou nada, nunca serei nada, não posso querer nada. A partir disso, tenho em mim todas as lições do mundo. Enfim, cumprimos nossa parte nessa jornada e não podemos deixar de dizer valeu, foi bom, adeus”. O professor Marcel Oliveira também falou, destacando a importância do IMD nesse processo de formação dos concluintes, consequência de um projeto implantado, nesse polo, em 2012, e estimulando os concluintes a continuarem sua formação nessa área, reafirmou que essa área requer constante estudo e aperfeiçoamento. Danielle Simone, coordenadora do Polo Mossoró do IMD, considerando a ocasião muito especial, o “fechamento de uma importante etapa na formação profissional e na vida de cada um de vocês”, também destacou a importância dos familiares nesse processo. mossoro-7 A coordenadora do Polo Mossoró fez um agradecimento a todas as pessoas envolvidas na formação desses alunos (equipe IMD Mossoró e parceria com a UFERSA), e em especial à direção do IMD/Natal, “por proporcionar a nossos jovens uma oportunidade ímpar de educação de qualidade e realização profissional, que muito vai auxiliar no desenvolvimento do semi-árido”. O professor Ivonildo Rêgo voltou a ressaltar e agradecer a parceria com a UFERSA, mas também destacou o trabalho dos tutores responsáveis pelo Polo Mossoró, e afirmou: “ o que estamos vendo aqui é fruto de um trabalho de equipe coordenado pela professora Danielle, mais uma vez formando uma turma de técnicos do IMD”. mossoro-19           O diretor do IMD reforçou as palavras de Marcel e Danielle e reafirmou que a Tecnologia da Informação é uma formação imprescindível para qualquer ramo de atuação. Certamente foi a tecnologia dos últimos tempos que mais mudou o cotidiano de nossas vidas, mais tem influenciado e esse curso é um passo importante na construção da carreira profissional de vocês e nesse caminho de cidadão”. O reitor Arimateia de Matos voltou a reforçar a parceria com a UFRN, destacando que os cursos técnicos também oferecem uma formação cidadã. E avisou: “aqueles que desejam continuar a carreira, terão um curso de Ciências da Computação e o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, oferecidos pela UFERSA, que está de braços abertos para vocês”.