IMD realiza nova edição de curso sobre redes (IPv6) em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil

26-10-2016 / ASCOM
curso de internet-2 Está acontecendo no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) o Curso de IPv6 – Ênfase em Serviços, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O evento foi iniciado no último dia 24 e continua até esta quinta-feira, 27.   Segundo o professor do IMD Wellington Souza, “o curso visa capacitar profissionais e comunidade acadêmica no planejamento, implantação e migração das redes de computadores para o novo protocolo IPv6, que é necessário para viabilizar a internet das coisas, cidades inteligentes e o próprio crescimento da Internet.”   Estão participando do curso professores e servidores da UFRN, IFRN, PoP-RN e outros órgão públicos, além de profissionais da iniciativa privada e provedores de Internet do RN e estados vizinhos. Nesta edição, participam também alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) e dos Cursos Técnicos do Metrópole Digital.   Durante o evento, servidores da Superintendência de Informática, participantes do curso, ativaram o suporte nativo a IPv6 no ambiente do Instituto Metrópole Digital, permitindo aos alunos uma avaliação real dos benefícios da migração. Esta experiência servirá como piloto implantação do novo protocolo em larga escala na UFRN.   O curso, que é referência no Brasil, está sendo ministrado pelos instrutores Leandro Bertholdo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador técnico do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RN), e Tiago Nakamura, analista de projetos do Núcleo de Informação e Gestão do Ponto BR (NIC.br) e um dos autores do livro Laboratório de IPv6.