Equipe do Projeto SmartMetropolis do IMD colabora com plataforma internacional

23-03-2017 / ASCOM
prof_carlos_1 Na busca por soluções de segurança da informação, que se tornou uma prioridade no desenvolvimento de aplicações, o professor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do rio Grande do Norte (IMD/UFRN), Carlos Eduardo e sua aluna Gabriela Cavalcante, encontraram um erro na plataforma, de alcance internacional, que utilizam, e foram além, corrigiram o erro e agora tem participação na ferramenta oficial que está sendo usada hoje em mais de 100 cidades, e possui mais de 20 sedes ao redor do mundo. Em Natal ainda funciona em uma versão experimental, mas em breve será disponibilizada para o público. No Brasil a plataforma tem sede em Uberlândia e São Paulo. Carlos e Gabriela, fazem parte de um dos work packages (WPs) do Projeto Smartmetropolis e são responsáveis por encontrar soluções em componentes de segurança e infraestrutura do projeto. Para isso eles utilizam a plataforma Fiware, que oferece um conjunto de componentes reutilizáveis (conhecidos como GEs - Generic Enablers) que facilitam o desenvolvimento de aplicações para Cidades Inteligentes. Enquanto trabalhavam na plataforma encontraram um mal funcionamento em um dos códigos, o chamado bug, consultaram a documentação e a própria equipe do Fiware para verificar o que poderia estar causando isso. Porém a equipe não conseguiu dar o suporte necessário, como explica Gabriela, “Para descobrirmos onde e por que o erro ocorria, fizemos um estudo aprofundado do código fonte dos componentes de segurança do Fiware, e graças a esse estudo, conseguimos identificar um bug no software e como soluciona-lo”, completou. Após encontrar o erro, e se debruçar sobre os estudos, os dois acharam o bug e corrigiram, testaram algumas vezes e comprovaram, tinham achado a solução, entraram em contato com a Plataforma oficial, propondo a correção, que foi calorosamente aceita, agora a solução está incorporada ao código oficial da Fiware. Do IMD, para o mundo, como explicou o professor Carlos, “Com essa contribuição, teremos nossa solução sendo utilizada por todos que desenvolvem essas aplicações ao redor do mundo, além de demonstramos o quanto nossa equipe vem se empenhando em conhecer e utilizar os componentes do Fiware.”, completou. O Projeto Smartmetropolis, desenvolvido no Instituto Metrópole Digital busca desempenhar um importante papel na implantação de cidades inteligentes e humanas, congregando pesquisadores e profissionais com experiência teórica e prática em áreas como Ciência da Computação, Engenharias e Ciências Sociais. Como resultado concreto, o Projeto visa a concepção e desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicações de serviços integrados a serem oferecidos por cidades inteligentes. O projeto promove um novo paradigma em Tecnologia de Informação e Comunicação para transformar seus sistemas, operações e entrega de serviços em uma abordagem verdadeiramente integrada e inteligente.