Professores da UFRN lançam livro sobre Arquitetura de Software

17-05-2017 / ASCOM
  Professores Os professores Jair Leite e Thaís Batista, do DIMAp/IMD/UFRN, juntamente com o professor Flávio Oquendo, da Universidade de Bretagne Sud (UBS), França, lançaram recentemente o livro “Software Architeture in Action”, resultado de um trabalho de mais de três anos de trabalho conjunto e intercâmbio Brasil-França. Esse livro é um dos resultados de um projeto de cooperação internacional intitulado “Novo Paradigma para Arquitetura de Software: Teoria, Linguagem e Ferramentas para Arquitetar Sistemas”. No contexto dessa parceria internacional alguns alunos da UFRN têm feito doutorado sanduíche na França em um programa de co-tutela UFRN-UBS. 2563Arquitetura de Software é uma disciplina dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Computação, em vários países do mundo. Os autores do livro são professores dessa disciplina nas respectivas universidades (UFRN e Bretagne Sud), que durante três anos se visitaram – Oquendo foi professor visitante da UFRN – e trabalharam juntos na proposta do livro, que foi editado em outubro de 2016 pela Springer (editora internacional). 39565 Uma das motivações para o livro foi “não existir um livro texto de arquitetura de software que apresente os diversos conceitos arquiteturais de forma prática”. Esse livro preenche essa lacuna e apresenta os conceitos e mostra como aplicá-los. Uma das características do livro é, segundo Thaís Batista, “que ele é recheado de exemplos práticos, onde o aluno pode mais facilmente compreender os conceitos e colocá-los em prática, desenvolvendo suas habilidades para modelar arquiteturas de software”. Nesse livro, “definimos uma linguagem para descrição arquitetural de software, chamada SysADL, que permite se expressar os vários conceitos necessários para se modelar uma arquitetura”, afirmou Thaís Batista. Atualmente, o livro já está sendo adotado nos cursos da UFRN (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bacharelado em Tecnologia da Informação) e também na Universidade de Bretagne Sud. No momento, o livro está à disposição dos interessados em alguns sites, inclusive o Amazon. Segundo Jair Leite, até esta data o livro já teve mais de 4 mil downloads. O interesse pelo livro está incentivando os autores a querer lançar a sua versão em português, no Brasil.