Conscientização da comunidade acadêmica é objetivo de palestra sobre resíduos eletrônicos

15-09-2014 / ASCOM

Diante da necessidade de conscientizar a comunidade acadêmica sobre o descarte de resíduos eletrônicos e de fomentar ideias inovadoras para tratar corretamente esses resíduos, o engenheiro Hérbete Davi, diretor da Diretoria de Meio Ambiente/Superintendência de Infraestrutura (DMA/SIN/UFRN), fez palestra sobre a temática dos resíduos eletrônicos nesta sexta-feira, 12, às 9h, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). O evento aconteceu no auditório B321 do CIVT, como parte do projeto Exposições Itinerantes e Interativas.

O diretor da DMA iniciou a palestra apresentando a diretoria e sua função na Universidade. Em seguida, ressaltou que a responsabilidade dos geradores de resíduos sólidos (cada pessoa é uma geradora) vai “do berço ao túmulo”, isto é, da aquisição do produto ao seu descarte. Ele apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os objetivos, princípios, instrumentos e estratégias de aplicação dessa política.

Diretor da DMA, engenheiro Hérbete Davi, faz palestra sobre resíduos eletrônicos

Ele citou como exemplo na UFRN o PROGIRES (Política de Gestão Integrada de Resíduos), que compreende a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a coleta seletiva solidária. Está sendo construída, ainda, a Unidade de Tratamento de Resíduos Químicos (UTRQ) que, dentre outros, vai ter um espaço para tratar o lixo eletrônico (ou e-lixo) e cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2015, afirmou Hérbete.

“A área de vocês é de oportunidade de negócio, oportunidade de inovação”, disse Hérbete aos alunos presentes na palestra. “Em qualquer área que a gente comece a atuar, não vai atuar de forma perfeita. A gente sempre tem algo a melhorar. Vamos cometer erros, mas só erra quem bate o pênalti”, ressaltou.

O projeto Exposições Itinerantes e Interativas será mantido durante alguns dias no hall de entrada do IMD, com alguns banners abordando o tema da campanha deste ano sobre resíduos eletrônicos.