Solenidade de inauguração da Rede Giga Metrópole acontece na próxima segunda-feira (19)

16-06-2017 / ASCOM
A Rede Giga Metrópole, que realizou a conexão de internet de alta velocidade para 350 escolas públicas municipais e estaduais da região metropolitana de Natal, será oficialmente inaugurada na próxima segunda-feira (19), no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto (CENEP), polo do Instituto Metrópole Digital no bairro de Petrópolis. Estarão presentes no evento o atual Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho; o governador do estado, Robinson Faria; a reitora da UFRN, professora Ângela Maria Paiva Cruz; o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo; o coordenador do projeto Giga Metrópole, professor Sérgio Fialho, entre outras autoridades do setor de educação. Na solenidade, o professor Charles Madeira fará uma intervenção sobre a necessidade de formar nas escolas novas gerações de resolvedores de problemas. Será realizado um rápido experimento de uso da Rede Giga Metrópole, ao vivo, com uma ferramenta de desenvolvimento do pensamento computacional em laboratórios de duas escolas, uma do município e outra do estado. O objetivo principal da intervenção é mostrar que a Rede Giga Metrópole vai viabilizar o desenvolvimento de inúmeros projetos para uso dos laboratórios das escolas, como, por exemplo, o desenvolvimento do pensamento computacional. SOBRE A REDE GIGA METRÓPOLE A Rede Giga Metrópole foi desenvolvida a partir de um estudo realizado no ano de 2012, pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em parceria com o PoP-RN (Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa em nosso estado), sobre a situação de conectividade com a Internet das escolas públicas da região metropolitana de Natal. Esse estudo revelou que, das 630 escolas visitadas, aproximadamente a metade não possuía qualquer acesso à rede e, dentre as que possuíam, uma porcentagem mínima considerava satisfatória a velocidade de acesso, cuja média era 370 kbps. Frente a este cenário, houve uma iniciativa conjunta do IMD com a Secretaria Estadual de Educação visando resolver o problema de conectividade dessas escolas públicas. Para mais informações acesse o LINK.