As finais mundiais da Maratona de Programação - ICPC (International Collegiate Programming Contest), promovida pela ACM, aconteceram no final de maio, em Rapid City, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. E não só o Brasil, como o Rio Grande do Norte e a UFRN, foram muito bem representados no evento. A equipe “Ginga com Tapioca”, composta por Hélio Duarte, Railton Calheiros e Victor Agnez, trouxe na bagagem a certificação de 5ª melhor equipe da América Latina.
Participaram da final em Rapid City 132 equipes, formadas por 3 estudantes cada. Mas o caminho até os EUA não foi fácil. Cerca de 3 mil universidades de mais de 100 países concorreram com 15 mil equipes no total. Todas disputaram etapas preliminares em suas regiões. Aqui no Brasil, havia mais de 700 times, 6 se classificaram para o Mundial e os potiguares ficaram em segundo lugar entre eles.
Hélio, Railton e Victor foram aprovados na etapa regional, que aconteceu aqui mesmo no IMD, em setembro de 2016, e em seguida passaram também pela etapa nacional em Belo Horizonte, no mês de novembro. Os estudantes estão se preparando desde 2014.
A Equipe “Ginga com Tapioca” é composta por três jovens talentosos da UFRN. Victor Agnez, de 19 anos, é aluno do Bacharelado em Tecnologia da Informação e também integrante do projeto Talento Metrópole do IMD. Sempre foi aficionado por programação, inclusive participou diversas vezes da Olimpíada Brasileira de Informática ainda nos ensino Fundamental e Médio.
O segundo integrante da equipe é Hélio Duarte, de 20 anos. Ele também é estudante do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação e teve seu primeiro contato com o mundo da programação quando ingressou na Universidade, em 2014. A inspiração para participar de competições de programação Hélio tem em casa. Seus dois primos são ex-alunos da UFRN, graduados em Engenharia e Ciência da Computação e também foram maratonistas. Hoje trabalham no Google de Seatle, nos Estados Unidos.
Railton Calheiros, de 23 anos é o terceiro integrante dessa equipe de sucesso. Aluno do curso de Engenharia da Computação, também conheceu a Maratona de Programação na Universidade e também tem boas influências em casa. Seu irmão competiu em maratonas na sua época de estudante e é um especialista da área com passagem pelo Google de Belo Horizonte.
Railton e Hélio se conhecerem e se tornaram amigos em 2014, quanto participaram da disciplina de Treinamento Para Competições de Programação, que reúne interessados no tema. A dupla conheceu Victor quando davam aulas preparatórias para alunos da OBI, em 2015, e Victor era um dos alunos.
Após a participação de sucesso Maratona de Programação Mundial, os estudantes foram convidados a participar de um processo seletivo para o Google e estão em processo de negociação. Além disso, Railton Calheiros está participante de um outro processo seletivo, dessa vez da Microsoft, outra das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Agora a Equipe "Ginga com Tapioca" almeja participar do 2nd Hello Barcelona Bootcamp, um treinamento intensivo de nove dias voltado especificamente para preparação para o mundial. “A participação em Barcelona seria muito importante para nós. Dos 12 medalhistas mundiais de 2017, 8 participaram desse evento. Então acreditamos que ele é fundamental na nossa preparação para obter um resultado ainda melhor no próximo mundial”, disse Hélio. Para ir à Barcelona, a equipe está em buscando patrocínio com empresas do segmento.
A colocação é um feito para a Universidade, que pela primeira vez esteve representada em uma final mundial. De acordo com o professor Carlos Augusto Prolo, um dos treinadores da equipe vencedora, a formação de equipes requer um trabalho contínuo e dedicado, mas apresenta resultados que devem ser mencionados. “Este ano o evento já contou com a participação de um aluno calouro do novo Bacharelado em Tecnologia da Informação do IMD em uma das equipes, e isso representa a promessa de continuidade na formação para este tipo de evento”, disse.
Os professores Carlos Augusto Prolo (DIMAp), Sérgio Medeiros (ECT) e Rafael Beserra (DIMAp) participaram da preparação da equipe "Ginga com Tapioca". Mas existe uma grande equipe envolvida no processo de incentivo e treinamento aos alunos, onde 4 unidades acadêmicas (DIMAp, ECT, DCA e IMD) estão atraindo e motivando os alunos a participar de competições acadêmicas ligadas a área de programação. Entre os envolvidos, não podem deixar de ser citados os professores: Marcelo Siqueira (DMAT, ex-DIMAp), André Brito (IMD), André Campos (DIMAp), Charles Madeira (IMD), Luiz Marcos (DCA), Samyr Jácome (IMD), Daniel Aloyse (DCA).