Professor do IMD faz palestra em Simpósio Internacional em São Luiz/MA

04-07-2017 / ASCOM
O professor Charles Madeira do Instituto Metrópole Digital (IMD), coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais, proferiu palestra na sessão de casos de sucesso institucionais do 1º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES-2017 - http://siies2017.uemanet.uema.br/), que aconteceu de 27 a 29 de junho, em São Luís/MA. Foto_Charles_Palestra_SIIES_2017 Professor Charles Madeira (IMD/UFRN) participa de Simpósio Internacional em São Luiz/MA.   Em sua palestra o professor Charles Madeira apresentou o que o IMD vem propondo como inovação, que vai desde modelos originais de formação através dos seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, até sua relação forte com a sociedade, através de projetos de grande impacto social, tais como a Rede Giga Metrópole e o Parque Tecnológico Metrópole Digital.   O professor Madeira mostrou, ainda, como iniciativas que estão sendo desenvolvidas no IMD contribuirão diretamente e indiretamente para o Ensino Básico, como por exemplo, o Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais. Esse programa visa a formação de professores para o uso efetivo das tecnologias digitais na educação. Ele citou, também, projetos para inserção da programação de computadores nas escolas do Ensino Básico, que tem o intuito ajudar na formação de novas gerações de resolvedores de problemas.   O SIIES-2017 teve enfoque em estratégias inovadoras aplicadas à Educação Superior, na perspectiva de criar um espaço para a reflexão e o debate, com a participação de gestores, professores, pesquisadores e estudantes, além de representações dos estados brasileiros, bem como empresários nacionais.   A educação superior, segundo Charles Madeira, “vem passando por um período de intensas transformações, notadamente, pelas mudanças provocadas pelo efeito do processo da globalização, que a cada dia vem requerendo das instituições de ensino superior grandes desafios no que diz respeito à inovação educacional. Nesse sentido, urge a necessidade de estudos e reflexões sobre o cenário da Educação Superior no país e de uma discussão sobre a forma que as instituições nacionais e internacionais estão se organizando para enfrentar as novas tendências propiciadas pela inovação”.