Natal sediará evento internacional sobre Cidades Inteligentes

19-07-2017 / ASCOM
Natal sediará o IEEE International Summer School on Smart Cities (IEEE S3C), evento sobre Cidades Inteligentes, que será realizado em parceria do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) com a IEEE Smart Cities Initiative, no período de 6 a 11 de agosto, no IMD/UFRN. As inscrições continuarão abertas até o dia 4 de agosto (http://s3c.imd.ufrn.br/pt-br). Trata-se da primeira edição mundial de uma série, cujo objetivo é promover um fórum valioso para troca de conhecimento entre indústria, comunidade científica e prefeituras, em todos os campos de Cidades Inteligentes, a fim de beneficiar estudantes, pesquisadores e profissionais. Sob a coordenação geral dos professores Nélio Cacho e Thaís Batista (UFRN), o IEEE International Summer School on Smart Cities tem a organização local a cargo do professor Frederico Lopes (IMD/UFRN). Segundo os organizadores, a programação está orientada para a resolução de desafios comumente observados nas grandes cidades, ou seja, desafios que serão apresentados aos participantes no primeiro dia do evento. A programação da IEEE S3C 2017 abordará vários tópicos interessantes, dentre os quais dados abertos, ontologias, taxonomias e integração de dados; análise de dados (mineração de dados, visualização de dados, big data, fluxos de dados etc.); mobilidade inteligente; smart grid; simulação social e questões sociais; ecosssistemas e metodologias de inovação para Cidades Inteligentes; métricas e benchmarks; Internet das Coisas (IoT) e plataformas para Cidades Inteligentes; engajamento cívico (governo, saúde, esportes, etc.); padrões para Cidades Inteligentes; e empreendedorismo e novos modelos de negócio. São convidados professores e pesquisadores de renome nacional e internacional, entre os quais figuram: Aaron Deacon, diretor-gerente da KC Digital Drive, uma startup sem fins lucrativos que apoia projetos em tecnologia focados na prosperidade econômica e melhoria da qualidade de vida de cidadãos em Kansas City (EUA); Álvaro de Oliveira, mestre em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Lisboa (Portugal) e doutor em Telecomunicações pela University College London (Reino Unido). É professor da Aalto University (Finlândia) e professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), tendo publicado mais de 170 artigos científicos e técnicos, livros e outras publicações. Amro M. Farid, professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), com experiência na aplicação de tecnologias de controle, automação e informação a sistemas inteligentes de energia; Derrick de Kerckhove, ex-diretor do McLuhan Program in Culture & Technology na University of Toronto (Canadá), onde ele é professor emérito do Departamento de Francês; Kiev Gama, Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França) em 2011, sendo atualmente professor adjunto no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES); Mara Balestrini, que lidera o laboratório de pesquisa da Ideas for Change, uma think tank, e gerente de projeto no Fab Lab Barcelona, onde coordena o Making Sense; Nelson L. S. da Fonseca, Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA) e professor titular no Instituto de Computação da Universidade de Campinas (SP); Rosaldo J. F. Rossetti, pesquisador sênior e membro do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores e professor adjunto do Departamento de Engenharia Informática na Universidade do Porto, Portugal; Gilles Betis, OrbiCité (França), foi coordenador e um dos fundadores da IEEE Smart Cities Initiative, sendo agora CEO da OrbiCité, uma empresa francesa de suporte a autoridades locais, empresas, start-ups, associações e fundações no desenvolvimento de cidades inteligentes;   Joel Rodrigues, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Brasil), professor e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Brasil, e pesquisador sênior no Instituto de Telecomunicações em Portugal. Ele foi professor na Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, e professor visitante na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Brasil; José Roberto de Marca, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). É membro-titular do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia (CCT) e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Formou-se em Engenharia Elétrica com menção em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil) e obteve os graus de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica na University of Southern California (EUA).   Thais Vasconcelos Batista, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).   Toda programação do evento está disponível (em versão inglês e português), no site: http://s3c.imd.ufrn.br/pt-br.