IMD forma mais uma turma do Bacharelado em Tecnologia da Informação

24-07-2017 / ASCOM
Mais uma turma do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) colou grau na última sexta-feira (21), em solenidade que aconteceu no auditório da reitoria, a partir das 19h, quando 29 formandos foram outorgados com o grau de bacharel pelo professor José Ivonildo do Rêgo, diretor do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, presidente da mesa e representante da reitora Ângela Paiva Cruz.

20247798_1486964278028644_8822741195941912189_o

A turma Exit Sucess escolheu como paraninfo o professor Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva e como patrona, a professora Silvia Maria Diniz Monteiro Maia que, juntamente com os professores Daniel Sabino Amorim de Araújo, diretor de Ensino, e Gustavo Girão Barreto da Silva, coordenador do curso Tecnologia da Informação, fizeram parte da mesa diretora. A turma 2017.1 do BTI foi apresentada formalmente pelo professor Gustavo Girão e em seguida foi feito o juramento protocolar pela aluna Ana Caroline Medeiros Brito. A formanda Fernanda Menezes Paes, aluna que mais se destacou durante sua permanência no curso, recebeu a medalha e o diploma de Mérito Estudantil. Discursos O orador oficial da turma, aluno Lucio Soares de Oliveira relatou, em tom descontraído, sua surpresa, seguida de uma certa dificuldade em ter que compilar suas ideias para tecer seu discurso de colação de grau, mas ao final achou que “ ficou legal e espero não decepcioná-los”. 20280641_1486963168028755_4208117338418964090_o Lúcio afirmou que a UFRN se transformou em sua segunda casa, passando, “mais ou menos, 1.000 dias “vindo para o IMD e tendo “umas 2.600 horas de aula”. “Estudamos algoritmos em diferentes linguagens, arquiteturas de computadores, redes, estruturas de dados, bancos de dados, tipos de dados, mineração de dados”, afirmou Lúcio, reconhecendo que ele e seus colegas passaram por grandes dificuldades até chegar ao momento da colação de grau. “Independente de tudo isso, acredito que nenhum de nós trocaria todo esse ´sofrimento` por nada nesse mundo. Até porque, por causa dele, estamos aptos a sermos pesquisadores, desenvolvedores, programadores, engenheiros de software, analistas, projetistas e, claro, suportes técnicos aos computadores de nossos familiares”, disse ainda Lúcio, antes de finalizar seu discurso com um muito obrigado! E foi com um “obrigado” que o Paraninfo da turma, professor Ivanovitch Medeiros começou o seu discurso, fazendo referência à UFRN, que lhe proporcionou a sua formação profissional, como também lhe permitiu iniciar a carreira docente, uma forma de contribuir para a criação de oportunidades e “influenciar positivamente os nossos alunos”. O paraninfo lembrou as várias revoluções pelas quais a humanidade já passou (agrícola, industrial, e mais recentemente a digital) e pelas quais está passando, simultaneamente: no seu entender a da biotecnologia, da nanotecnologia e a revolução da inteligência artificial. E diante disso, alertou aos formandos: “Então, jovens, observem com um olhar mais atento e coloquem nos seus radares essas novas revoluções e mudanças. Tenham uma visão crítica das ameaças que isso pode trazer para as suas profissões e empresas. Investir energia e conhecimento no entendimento desse cenário pode ser uma oportunidade para pegar essa nova onda”. O professor Ivonildo Rêgo, diretor do Metrópole Digital, lembrou o início do instituto, ainda quando ele era reitor da UFRN e incluiu o IMD como o último de uma série de programas estratégicos e que hoje é um ícone da tecnologia no estado do Rio Grande do Norte. Reconheceu que o IMD é uma construção coletiva e que terá papel importante para o desenvolvimento do estado, uma vez que sua missão é criar um polo de tecnologia. 20121448_1486962164695522_2922380559803983669_o Foi construída uma infraestrutura adequada ao papel do Instituto, que vai colocar o estado na chamada economia do conhecimento, afirmou Ivonildo, apresentou aos convidados um histórico do IMD, os vários cursos ofertados (em todos os níveis – técnico, graduação e pós-graduação) e destacando a lógica do IMD, que é gerar inovação e empreendedorismo. Chamando a atenção para a preocupação do IMD com a qualidade, Ivonildo Rêgo se dirigiu aos formandos dizendo: “muitos de vocês certamente terão oportunidade de criar uma startup, gerar produtos, gerar negócios ou fazer uma pós-graduação”, e essas oportunidades o IMD oferece.