Professores criam aplicativo com informações turísticas para tablets e celulares

22-09-2014 / ASCOM

Uma equipe multidisciplinar, que inclui professores e alunos do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), do Departamento de Turismo e do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolveu um aplicativo chamado FindNatal, com informações turísticas sobre a capital potiguar, que pode ser utilizado em tablets ou celulares, usando o sistema Android.

Esse aplicativo é resultado do projeto de extensão Guia Mobile Natal, iniciado em janeiro de 2014, o qual envolveu alunos dos cursos de graduação em Turismo, Informática e Design, com a finalidade de levantar os pré-requisitos turísticos para a elaboração desse aplicativo móvel.

Professores coordenadores do projeto Guia Mobile Natal (Foto: Lucas Oliveira)

O protótipo foi lançado no período da Copa do Mundo, com um total de 466 informações turísticas cadastradas em português e 452 traduzidas para o inglês. São informações sobre o destino Natal, com os seguintes títulos: Conheça Natal, Restaurantes e Bares, Meios de Hospedagem e Serviços. Cada grupo de informação é composto por outros subgrupos, que incluem também atrações locais (monumentos históricos, museus, bibliotecas, etc.).

O projeto conta com a participação dos professores Frederico Lopes (Instituto Metrópole Digital), Nélio Cacho (Departamento de Informática e Matemática Aplicada e IMD), Andréa Cacho e Luiz Mendes Filho (Departamento de Turismo), Daniela Estaregue e Cristiano Alves (Curso de Design), além de sete alunos (bolsistas e voluntários) dos cursos envolvidos.

O professor Fred Lopes explicou que esse aplicativo é fácil de manusear, de encontrar informações e agradável visualmente, e também destacou o fato do conteúdo ser feito “por pessoas da cidade, que conhecem a cidade”, embora inicialmente as informações tenham sido importadas do Google, avisou.

Com a primeira versão concluída, o projeto está em fase de experimentação em relação à usabilidade e eficiência do aplicativo. A avaliação será feita através de um teste piloto com guias de turismo local e turistas que visitam Natal.

Além da importância para a comunidade turística que visita Natal, o professor Frederico Lopes destacou a relevância do projeto para a universidade, pois está gerando outras pesquisas nas três áreas envolvidas. Além disso, já teve um banner premiado na XIX Seminário de Pesquisa, intitulado Guia Mobile Natal: um guia turístico para a cidade do Natal, e na próxima Semana de Turismo da UFRN, de 30 de setembro a 2 de outubro de 2014, será apresentado um resumo expandido sobre o projeto.